Araxá informou que vai concluir a vacinação contra COVID-19 de profissionais da educação da rede municipal e particular nesta semana. Segundo cronograma divulgado pela prefeitura, professores e trabalhadores do setor serão contemplados com a vacina até sexta-feira (18/6).
Leia Mais
COVID-19: Zema recebe primeira dose de vacina nesta terça-feira (15), em BHCOVID-19: Funed participa de estudo sobre primeiro caso de reinfecção em MGBombeiros buscam jovem de 20 anos que desapareceu em represa em Uberlândia coronavirusmgMinas tem 32% de vacinados com as duas doses entre grupos prioritáriosNesta segunda-feira (14/6), também foram vacinados o restante dos trabalhadores da área da saúde. Na terça-feira (15/6), será retomada na cidade a aplicação da 1ª dose para pessoas com comorbidades, incluindo grávidas e puérperas, portadores de síndrome de Down e de deficiência permanente grave (com ou sem BPC), a partir de 18 anos.
Com relação à vacinação dos profissionais da educação, cada instituição terá um dia específico para receber a primeira dose do imunizante.
“A Prefeitura de Araxá deu um passo importante para a realização das aulas na modalidade híbrida (presencial e remota). A expectativa é de que mais de 2,5 mil profissionais recebam a primeira dose do imunizante contra a COVID-19”, diz nota do Executivo municipal.
Com relação ao cronograma de imunização, ainda conforme a prefeitura, acontecerá por ordem alfabética de cada escola e será realizada em dois pontos: no Ginásio Dom Bosco e Expominas, das 8h às 16h.
Segundo o último Vacinômetro de Araxá, foram distribuídas na cidade 43.949 doses de vacina contra a COVID-19, sendo que 38.188 foram aplicadas (1º dose: 25.994 e 2° dose: 12.194) e 5.761 doses estão disponíveis para aplicação.
UTI/COVID perto do limite e toque de recolher entre 21h e 5h
De acordo com a Prefeitura de Araxá, o atual decreto municipal foi determinado devido ao aumento de novos casos diários da COVID-19 e taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID perto de 100%.
Segundo o último boletim epidemiológico da COVID-19, em Araxá, a ocupação de leitos de UTI/COVID do Hospital Santa Casa de Misericórdia, o único da cidade e de sua microrregião que atende pacientes com a doença, está em 90%, ou seja, dos 20 leitos disponíveis, 18 estão ocupados – 15 pacientes de Araxá, um de Ibiá, um de Pedrinópolis e um de Perdizes.
Já a ocupação dos leitos de enfermaria/COVID do hospital está em 88%. Dos 26 leitos disponíveis, 23 estão ocupados. Entre os pacientes, 14 são de Araxá, cinco de Ibiá e quatro de Tapira.
Nas últimas 24 horas, foram confirmados em Araxá 132 casos positivos do novo coronavírus (número considerado alto para a cidade) e dois óbitos (mulher de 46 anos e um homem de 47 anos).
Desde o início da pandemia, foram registrados 12.194 casos positivos da COVID-19 no município, sendo que destes, 195 pessoas morreram e 11.066 se recuperaram.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.