No fim de semana do Dia dos Namorados, dois hotéis e dois bares foram multados descumprindo o atual decreto vigente em Araxá, no Alto Paranaíba. De sexta-feira até domingo, a cidade registrou 141 denúncias referentes à aglomerações e descumprimento de regras no combate à COVID-19.
Leia Mais
PRF apreende celulares em JF; carga estava presa no corpo do motoristaMulher toma tapas na cara de policial em Formiga; veja vídeoPelo menos uma boca de lobo é furtada por dia em Patos de MinascoronavirusmgAposentados e pensionistas de Araxá podem requerer isenção do IPTUFrio permanece em Minas nesta terça (15/6)COVID: Uberaba continua com alto patamar de contaminação e hospitalizaçãoNos dois hotéis, pessoas foram flagradas na área das piscinas, descumprindo a determinação na qual %u200Bclubes sociais e cinemas deverão permanecer fechados.
De acordo com a coordenadora da equipe de fiscalização, Marcella Teodoro, a interdição das piscinas foi baseada no artigo 17 do Decreto Municipal 333, que permite o funcionamento de piscinas apenas de escolas de natação, mediante apresentação de protocolo de biossegurança previamente aprovado.
“No caso de piscinas de uso público, como de hotéis e condomínios, essas devem ter uma faixa de isolamento”, enfatiza.
Na fiscalização dos bares, um deles funcionava fora do horário estabelecido, que é até às 20h. Já o outro, liberou o consumo de bebidas alcoólicas no local, o que não é permitido. Ambos foram interditados por 15 dias e também multados em 50 UFPAs.
Fiscalização ostensiva
Nos últimos sete dias, a equipe de fiscalização atendeu 236 denúncias recebidas por meio do call center criado para registro de ocorrências relacionadas à COVID-19 no município.
Após receberem as denúncias, os agentes da central realizam uma triagem antes de designarem a ida da fiscalização ao local. Porém, em 30% das vezes as notificações não procedem.
“São casos de perturbação de sossego, em que famílias extrapolam no som, mas que não configura aglomeração, uma vez que trata-se de reunião com menos de nove pessoas entre os próprios moradores da casa”, explica a coordenadora Marcella Teodoro.
Outro caso que chamou a atenção foi de uma pessoa positiva para coronavírus que estava circulando livremente na cidade. Por isso, a equipe a acompanhou até sua residência e a Secretaria de Saúde foi notificada.
“O mais difícil é a conscientização das pessoas. Porque de nada adianta nosso trabalho de fiscalizar se as pessoas não têm consciência”, lamenta Marcella.
“O mais difícil é a conscientização das pessoas. Porque de nada adianta nosso trabalho de fiscalizar se as pessoas não têm consciência”, lamenta Marcella.
Esta semana, a equipe de Fiscalização das Normas de Prevenção ao Coronavírus dará continuidade ao trabalho de inspeção em hotéis da cidade. O trabalho verificará medidas de biossegurança como distanciamento de mesas, isolamento das piscinas (caso tenha) e ocupação de 50% da lotação desses estabelecimentos.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.