O governo de Minas anunciou na manhã desta terça-feira (15/6) o cronograma completo de vacinação contra a COVID-19 no estado. A previsão é de vacinar com a primeira dose todo público-alvo (mineiros com 18 anos ou mais) até outubro deste ano.
Leia Mais
Vacinação segue em BH: trabalhadores da saúde e gestantes com comorbidadesIncêndio de grandes proporções atinge garagem de ônibus em BHZema é vacinado contra a COVID-19 e anuncia imunização geral até outubrocoronavirusmgUberlândia faz parceria com hospitais privados e retoma cirurgias eletivasJuiz de Fora antecipa vacinação contra COVID de trabalhadores da educaçãoParque das Andorinhas, em Ouro Preto, será revitalizadoSul de Minas confirma mais 2.139 casos de COVID e 12 mortesZema publica decreto que regulamenta bolsa de R$ 600 a famílias vulneráveisPBH vacinaria público de 53 a 55 anos com doses que estado não entregouSecretário de Saúde: população de BH ficou sem 50 mil doses da vacinaBetim começa a vacinar estudantes entre 12 e 14 anos nesta quarta (16/6)Momentos de terror: mulher é sequestrada em rodovia na Zona da MataSecretário de Saúde fala às 14h sobre vacinação em BH; acompanhe ao vivo COVID-19: Minas confirma 9.719 casos em 24 horas e totaliza 43.206 mortesAraguari amplia vacinação contra COVID-19 e convoca pessoas com 58 anosGoverno explica os motivos de lactantes ainda não serem vacinadas em MinasCOVID-19: Araxá começa a vacinar grávidas e puérperas em geralO secretário afirmou que Minas deve receber cerca de 10% das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde. Cerca de 38 milhões para junho, 35 milhões para julho, 68 milhóes para agosto, 62,5 milhões para setembro e 65 milhões para outubro.
"Diante dessa expectativa e diante do histórico, que entre 10% das doses vêm para Minas Gerais, porque a população de Minas recebe cerca de 10% do país, essa é a expectativa por faixa etária da vacinação da primeira dose em todo estado", disse. Ele anunciou que pessoas entre 55 e 59 anos devem ser vacinadas em junho, de 50 a 54 anos em julho, de 35 a 49 em agosto e de 25 a 34 em setembro e 18 a 24 em outubro.
Ele ressaltou, no entanto, que algum município pode adiantar o cronograma, com antecipação de imunização de pessoas abaixo de 55 anos.
"Obviamente, a velocidade de vacinação não é a mesma em cada município do estado, os grupos não têm o mesmo tamanho proporcional, então alguns município provavelmente começarão antes e outros depois. Há uma expectativa que em junho ainda algum município no estado consiga vacinar abaixo de 55 anos, isso vai acontecer."
O secretário lembrou que trata-se de um planejamento que leva em conta o número de vacinas a serem distribuídas e a proporção de habitantes por faixa etária. Ele reforçou que a vacinação está condicionada à distribuição das doses conforme calendário do governo federal.
"Mas o que a gente apresenta aqui são as contas do número de vacinas a serem distribuídas com a proporção de habitantes por faixa etária, a expectativa então que isso aconteça desta forma. Lembrando que estamos condicionados à distribuição da vacina conforme calendário previsto pelo governo federal. Isso pode ser antecipado ou ser atrasado conforme então distribuição das doses", ressaltou.
Previsão de distribuição de vacinas COVID-19 pelo MS
Junho - 38 milhões
Julho - 35 milhões
Agosto - 68 milhões
Setembro - 62,5 milhões
Outubro - 65 milhões
Cronograma de vacinação por idade
55 a 59 anos - junho
50 a 54 anos - julho
35 a 49 anos - agosto
25 a 34 anos - setembro
18 a 24 anos - outubro
Fonte: SES-MG
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.