"Cinquenta mil pessoas deixaram de ser vacinadas em BH. Não resta a menor dúvida que foi por lógica política." A declaração foi dada pelo secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, em entrevista coletiva na sede da prefeitura, nesta terça-feira (15/6), para tratar do quantitativo de doses da vacina contra a COVID-19 enviadas à capital mineira na última semana.
Leia Mais
COVID-19: Minas confirma 9.719 casos em 24 horas e totaliza 43.206 mortesCOVID: 25% de vacinados não voltaram para receber 2ª dose em regiões de MGMinas divulga cronograma de vacinação geral contra COVID-19Secretário de Kalil cita 'uso político' da vacina em Minas Gerais; entendaSecretário de Saúde afirma que BH recebe menos vacinas que outras capitais COVID-19: Itabira começa a vacinar profissionais do ensino fundamentalSul de Minas confirma mais 2.139 casos de COVID e 12 mortesKit intubação: secretário de Saúde de BH denuncia repasse menor de remédiosZema publica decreto que regulamenta bolsa de R$ 600 a famílias vulneráveisPBH vacinaria público de 53 a 55 anos com doses que estado não entregouBetim começa a vacinar estudantes entre 12 e 14 anos nesta quarta (16/6)Incêndio atinge galpão de transportadora em ContagemSegundo a PBH, o Ministério da Saúde estabeleceu dois critérios para os estados distribuírem as vacinas entre seus municípios: a população proporcional a cada público contemplado (tais como idade e comorbidade) e a adesão à campanha de vacinação da gripe em anos anteriores.
"Por esse critério, Belo Horizonte tem direito a algo em torno de 14% dos imunizantes destinados a Minas Gerais. Na semana passada, no entanto, o índice foi de 3,3% – sem que a administração municipal fosse comunicada previamente e nem apresentada qualquer justificativa", informou a prefeitura em nota.
"Apesar de BH representar uma população de 12% da população estadual", complementou o secretário.
Ainda de acordo com ele, esta semana a PBH não deve conseguir convocar nenhuma faixa etária. "Estamos estudando a possibilidade de vacinar grávidas sem comorbidade. Mas não temos vacina", disse.
Cronograma para vacinação em MG
Mais cedo, o governo de Minas anunciou o cronograma completo de vacinação contra a COVID-19 no estado. A previsão é vacinar, com a primeira dose, todo o público-alvo (mineiros com 18 anos ou mais) até outubro deste ano.
O plano foi anunciado pelo secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, em uma apresentação seguida de entrevista coletiva. Ele frisou, contudo, que o cenário ainda é de perspectiva, a depender da distribuição do Ministério da Saúde.
O secretário afirmou que Minas deve receber cerca de 10% das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde. Cerca de 38 milhões para junho, 35 milhões para julho, 68 milhóes para agosto, 62,5 milhões para setembro e 65 milhões para outubro. (Com informações de Márcia Maria Cruz e Matheus Muratori)