O prefeito de Divinópolis, Região Centro-Oeste de Minas Gerais, Gleidson Azevedo (PSC), foi diagnosticado nesta terça-feira (15/6) com COVID-19. Ele fez o teste após sentir dores no corpo e cabeça.
A assessoria de comunicação da prefeitura informou que todos os compromissos já agendados foram suspensos e ele está cumprindo isolamento em casa.
Leia Mais
Lactantes pressionam por inclusão em calendário de vacina contra a COVID-19Divinópolis: aula presencial pode ser retomada em agosto na rede municipalPolícia de Minas prende 20 pessoas por extração ilegal de mineraiscoronavirusmgClasse artística critica projeto sobre erotização de menores em DivinópolisPolícia apreende 50 toneladas de sabão em pó falsificado em MinasO prefeito tem mantido compromissos externos constantes. Além da programação de aniversário da cidade, ele também realiza rotineiramente visitas aos bairros.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) disse que Azevedo realiza testes regularmente. Ela orientou as pessoas que tiveram contato com ele nos últimos dias a procurarem uma unidade de saúde, caso manifestem algum sintoma.
Outras confirmações
Outros membros do alto escalão do governo também foram diagnosticados com a doença nas últimas semanas. A primeira foi a vice-prefeita Janete Aparecida (PSC). Ela fez o teste após apresentar sintomas, como dor de cabeça e febre.
Ela retornou às atividades nesta segunda-feira (14/6), depois de cumprir isolamento.
Ela retornou às atividades nesta segunda-feira (14/6), depois de cumprir isolamento.
O secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo Silva, também testou positivo para COVID-19, assim como o assessor especial de governo, Fernando Henrique. Ambos, na última semana.
Com a nova confirmação, o Centro Administrativo – sede da prefeitura – passará por uma nova desinfecção após o expediente nesta terça (15/6).
Nas últimas semanas, o processo também foi realizado por servidores da Semusa.
Divinópolis contabiliza 71.834 notificações. Deste total, 14.254 casos foram confirmados; 460 pessoas perderam a vida em decorrência do novo coronavírus. Sete óbitos ainda estão em investigação.
*Amanda Quintiliano especial para o EM
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.