Minas volta a registrar números altos de novos casos e mortes por COVID-19. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta quarta-feira (16/6), em 24 horas, o estado confirmou 10.452 casos, chegando a marca de 1.705.133 pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus.
A média móvel de morte, por data de notificação, é de 223. Em 3 de junho, era 198. Em duas semanas, foi verificado aumento de 12,6%, o que indica estabilidade. No entanto, os números seguem em patamar elevado, o que coloca em sinal de alerta para novo pico.
Os especialistas temem, que com a circulação da variante Delta, possa haver uma terceira onda em julho, com estresse na rede assistencial e, consequentemente, um maio número de mortes. A média móvel de casos é 8.432 em um dia. Em 3 de junho, era 8.474, portanto houve uma leve queda, mas a transmissão se mantém em patamar alto.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.