São João Nepomuceno é a única cidade da Zona da Mata mineira a retomar as atividades presenciais em escolas estaduais. O governo de Minas divulgou nesta semana um cronograma e protocolos para o retorno presencial de profissionais da educação e alunos.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, somente as escolas localizadas em municípios que estão em onda verde ou amarela do Plano Minas Consciente estão autorizadas ao retorno presencial, desde que não tenham restrições por parte das prefeituras.
A retomada será de forma híbrida, gradual e facultativa das atividades presenciais na rede estadual de ensino.
Sendo assim, segundo o governo de Minas, 107 escolas em 37 municípios mineiros iriam retornar às atividades presenciais. Nesta semana, seria a vez dos professores e demais profissionais; e na próxima segunda-feira (21), seriam os alunos.
Conforme o planejamento, a volta será gradual, começando com as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Porém, os pais ou responsáveis podem optar por não liberar o estudante ao ensino presencial, mantendo o regime totalmente remoto atual.
De acordo com a lista divulgada, quatro municípios voltariam com as atividades presenciais em oito escolas estaduais, na Zona da Mata. Os municípios são: Belmiro Braga, São João Nepomuceno, Mar de Espanha e Santos Dumont.
Mas, após a apuração da reportagem, somente São João Nepomuceno realmente vai seguir o planejamento do Estado de retorno presencial, pois não apresentou restrições.
Conforme nota, a Secretaria de Estado de Educação aguarda orientações e decretos das outras respectivas prefeituras para tentar o retorno das atividades.
Em Mar de Espanha, por exemplo, a Secretaria Municipal de Educação relata que não retornará ao sistema presencial devido à situação da pandemia que ainda preocupa. O município deverá emitir novo decreto em poucos dias.
Em vídeo publicado na internet, a secretária de Educação de São João Nepomuceno, Belkis Cavalheiro Furtado, informa que as escolas gerenciadas pelo município também vão retornar às atividades presenciais, de forma gradual, iniciando pelas creches.
O município informa ainda que todos os profissionais de educação deverão ser vacinados ainda nesta semana com ao menos a 1ª dose da vacina contra COVID-19.
O município informa ainda que todos os profissionais de educação deverão ser vacinados ainda nesta semana com ao menos a 1ª dose da vacina contra COVID-19.
“Vamos seguir todos os protocolos de segurança, mas os pais que não se sentirem seguros podem continuar com os filhos no formato remoto”, esclarece a secretária.
São João Nepomuceno acumula 28 mortes em decorrência da COVID-19.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.