A vacinação com as mais de mil doses do imunizante da Pfizer, fabricante norte-americana, começaram a ser aplicadas em grávidas e mulheres que deram à luz recentemente em Lavras, no sul de Minas.
Segundo a prefeitura, não houve "demora" no início do processo, apesar de reconhecer que a logística com as novas vacinas tenha provocado um ligeiro atraso nesta quinta-feira (17/6).
Uma moradora da cidade entrou em contato com o EM dizendo que a prefeitura estava aguardando o fim do estoque de vacinas da AstraZeneca para começar a usar o lote da Pfizer.
A leitora diz que a filha, que trabalha na área da educação e está grávida, ainda não havia sido imunizada por causa da orientação de não receber doses da AstraZeneca, enquanto as vacinas enviadas pela farmacêutica norte-americana estariam disponíveis, segundo ela, desde segunda-feira.
"Fiz inúmeros contatos com o Posto de Saúde da Família e a informação é a mesma, de que ainda não tinham autorização para abrir os lotes da Pfizer. A COVID-19 não espera para infectar", afirma.
Em contato com a reportagem, a prefeitura nega que houve "espera", e diz que os protocolos de manipulação e distribuição das doses seguem o que os fabricantes recomendam.
"Não há uma exigência do governo de Minas Gerais sobre a ordem de liberação dos lotes, desde que sejam usados dentro da data de validade", explicou, em nota.
A vacinação para grávidas e mulheres que deram à luz em até 45 dias foi retomada nesta quinta-feira na cidade, justamente com a aplicação dos 1.446 imunizantes da Pfizer.
A distribuição acontece no PSF 12, do Jardim Glória, e PSF 17, no Bairro Dona Wanda, das 8h às 16h30.
A prefeitura reconhece que houve um ligeiro atraso, de aproximadamente 10 minutos, para o início do atendimento, e que o problema foi causado pela "diferença de logística" de entrega e aplicação das doses, mas garante que o problema não vai se repetir.
"A vacina só pode ser aplicada dentro da sala de vacinação, sendo proibido o uso no sistema drive-thru, pois é preciso usar um diluente e o processo não pode ser feito fora do local indicado", completou.
A previsão é que as doses atuais se esgotem até semana que vem – entre terça e quarta, se todo o público procurar a imunização.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.