Araxá deve iniciar a vacinação contra a COVID-19 das pessoas com menos de 60 anos e sem comorbidades na próxima semana. Enquanto isso, a taxa de ocupação de seus leitos de UTI/COVID voltou a registrar 100%, segundo o último boletim epidemiológico. Desde fevereiro na cidade, este índice ou está no limite ou perto disto.
Como solução para este preocupante fato, sem dúvidas, está o aumento do número de pessoas vacinadas contra a doença na cidade e sua microrregião.
Como solução para este preocupante fato, sem dúvidas, está o aumento do número de pessoas vacinadas contra a doença na cidade e sua microrregião.
Depois de a Secretaria Estadual de Saúde informar que Minas Gerais reccebeu nesta sexta-feira (18/6) 508.170 doses da vacina, sendo 235.170 da Pfizer e 273.000 doses da Coronovac, o assessor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Araxá, Nilton Ribeiro Junior, declarou para a Rádio Imbiara que a expectativa é que na próxima semana comece a vacinar as pessoas da faixa etária de 59 anos, sem comorbidades, já que quase todo o público de professores, forças de segurança e profissionais de saúde já foi vacinado.
Ainda não há informações da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Triângulo Sul sobre quantas doses desta nova remessa irão para Araxá.
O estado publicou recentemente um cronograma informando que pretende vacinar as pessoas, sem comorbidades, acima de 18 anos até o final de outubro.
A previsão é que as pessoas entre 55 e 59 anos sejam vacinadas em junho. Já as pessoas entre 50 e 54 anos em julho; 35 a 49 anos em agosto; 25 e 34 anos em setembro e 18 e 24 anos em outubro.
A previsão é que as pessoas entre 55 e 59 anos sejam vacinadas em junho. Já as pessoas entre 50 e 54 anos em julho; 35 a 49 anos em agosto; 25 e 34 anos em setembro e 18 e 24 anos em outubro.
UTI/COVID de Araxá no limite e toque de recolher entre 21h e 5h
De acordo com a prefeitura de Araxá, o atual decreto municipal foi determinado devido ao aumento de novos casos diários da COVID-19 e taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID no limite.
Segundo o último boletim epidemiológico da COVID-19, em Araxá, a ocupação de leitos de UTI/COVID do Hospital Santa Casa de Misericórdia, o único da cidade e de sua microrregião que atende pacientes com a doença, está em 100%, ou seja, todos os seus 20 leitos disponíveis estão ocupados, com: 16 pacientes de Araxá, um de Ibiá, um de Pedrinópolis, um de Perdizes e um de Santa Juliana.
Já a ocupação dos leitos de enfermaria/COVID do hospital está em 69%. Dos 26 leitos disponíveis, 18 estão ocupados. Entre os pacientes, 12 são de Araxá, três de Ibiá e três de Tapira.
Desde o início da pandemia, foram registrados 12.373 casos positivos da COVID-19 no município, sendo que destes, 198 pessoas morreram e 11.408 se recuperaram.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.