A prefeitura de Tiradentes, no Campo das Vertentes, decretou medidas mais restritivas para frear o avanço da COVID-19, nesta sexta-feira (18/6). A decisão veio após o Comitê Estadual Covid-19 ter, novamente, classificado o município na onda vermelha do Minas Consciente.
De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade já registrou 454 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia. O número de mortes já chegou a 16. Lembrando que Tiradentes é uma cidade com cerca de 10.960 habitantes.
Desde o início de junho, foram confirmados 38 novos casos e duas mortes.
O novo decreto aponta que bares e restaurantes só poderão funcionar até as 19h. Após esse horário, somente delivery, não sendo permitida a retirada no balcão. A venda e consumo de bebidas alcoólicas só são permitidos para clientes que estejam sentados.
Academias, clubes e salões de beleza também devem encerrar suas atividades até as 19h e só podem funcionar com agendamento prévio e medição de temperatura na porta. Proibido aglomeração em vias públicas e quaisquer atividades que possam provocar aglomerações.
Os atrativos culturais e naturais, os maiores chamarizes de turistas da cidade, não podem funcionar. Os hotéis e pousadas estão autorizados a funcionar, porém, com apenas 50% da capacidade. Igrejas podem funcionar para cultos.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.