A maioria das cidades que integram a Região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, registrou uma desaceleração no ritmo de contaminação da COVID-19. A informação foi divulgada no informativo publicado nesta sexta-feira (18) pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).
O estudo foi desenvolvido pelo Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Economia da instituição e reúne dados coletados até a última quarta-feira (16/6).
Conforme a publicação, os seguintes municípios estão em redução no fluxo de contágio: Madre de Deus de Minas, Prados, Santa Cruz de Minas, Barbacena, Carandaí, Cipotânea, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio e Senhora dos Remédios.
Por outro lado, Barroso, Alfredo Vasconcelos, Desterro do Melo e Ibertioga apresentam elevação.
Os municípios Antônio Carlos e Dores de Campo foram enquadrados pelos pesquisadores em uma zona de estabilidade. São João del-Rei, também nesse grupo, está no ritmo de estabilização pela segunda semana consecutiva.
Apesar de uma média móvel elevada de 43,6, a cidade turística registrou queda de 14% em relação à média de 14 dias atrás, quando o índice era de 50,4.
Conforme apontam os estudiosos na publicação, a média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga.
“Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município”, destaca trecho do estudo.