A Prefeitura de Passos editou um novo decreto que vale a partir deste sábado (19/06). Os supermercados e comércios do setor ficam autorizados a funcionar de segunda a domingo das 6h às 22h, vetado o consumo de alimentos no interior dos estabelecimentos a partir das 19h.
Leia Mais
Justiça de 2ª instância mantém suspensa vacinação de estudantes em BetimVacinação em BH é a segunda mais atrasada entre as capitais brasileirasTiradentes decreta medidas mais restritivas contra a COVID-19coronavirusmgServidoras da saúde de São José da Lapa são flagradas vacinando conhecidosNas padariais, o consumo de alimentos também só é permitido até as 19h. Após esse horário, apenas no sistema delivery.
O comércio em geral poderá funcionar se segunda a sábado, das 6h às 18h. No final de semana passado, em razão do Dia dos Namorados, o horário foi estendido pelo município até as 19h.
Passos continua na onda vermelha do Programa Minas Consciente, mas o município, a qualquer tempo, poderá regredir para a onda roxa por determinação do Governo de Minas, caso os indicadores de avaliação epidemiológica ativos continuem a aumentar.
Segundo a prefeitura, a migração para a onda roxa se dará de forma automática sem necessidade de expedição de novo Decreto, devendo ser estritamente observadas as diretrizes da Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19.
Bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar de segunda a domingo, até as 19h, Após esse horário, apenas delivery (sem retirada no balcão) , até as 23h59.
O novo decreto proíbe a prática de esportes coletivos, em área privadas ou públicas, em decorrência da impossibilidade de manutenção do distanciamento como forma de controle e prevenção do contágio.
Atividades religiosas, celebrações, cultos ou missas poderão ocorrer diariamente até às 21h, com intervalo mínimo de 2 minutos entre as celebrações.
COVID em Passos
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (18/06) à noite, desde o início da pandemia Passos registrou 262 mortes, 8.916 casos positivos de COVID-19, 8.401 casos recuperados, 211 em recuperação e 42 hospitalizados. Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), apenas um paciente aguardva um leito para internação.
De acordo com o boletim da Santa Casa de Misericórdia de Passos, na sexta, a taxa de ocupação dos leitos para a COVID-19 na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) era de 100%. Já a taxa de ocupação de enfermaria COVID-19 era de 78%.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.