O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (21/6), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, do evento que marcou o início das oficinas de implantação da nova Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Valora Minas, que vai destinar R$ 1 bilhão em recursos para investimento estadual no complexo hospitalar de Minas.
Leia Mais
Governo de MG distribui mais de 156 mil kits intubação para 73 cidadesGoverno explica os motivos de lactantes ainda não serem vacinadas em MinasAraxá cobra do governo estadual maior apoio no combate à COVID-19Secretarias de Saúde: Brasil tem 761 mortes e 38.903 novos casos de COVIDDe acordo com o Executivo, o projeto tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços hospitalares do Governo do Estado, melhorar a qualidade do atendimento nessas instituições, agilizar respostas às necessidades em saúde da população mineira, além de desburocratizar e dar mais eficiência à alocação de recursos.
“O Valora Minas vem para redistribuir e aumentar as verbas da saúde. Para cada região do estado, estaremos analisando a realidade e destinando mais recursos. O que queremos pós-pandemia são melhorias nos indicadores de saúde, filas menores, mais pessoas tratadas adequadamente, mais vidas salvas. Isso o que queremos com o sistema de saúde de Minas Gerais”, afirmou o governador.
Minas Gerais tem 480 estabelecimentos hospitalares que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Deste total, considerando os recursos estaduais investidos, 227 instituições estão vinculadas a algum programa estadual e, portanto, recebem recursos do Tesouro.
Entretanto, cada um dos programas possui indicadores e instrumentos de repasse próprios - o que, segundo o Governo de Minas - dificulta a formação de uma visão sistêmica da gestão de recursos.
De acordo com o Governo de Minas, a estrutura proposta pelo programa leva em consideração as necessidades da população, corrigindo disparidades na alocação de recursos entre as regiões e impasses metodológicos para mensurar a eficiência do investimento.
Oficinas
As oficinas de implantação do programa, que começam a partir do dia 29 de junho nas macrorregiões de saúde do estado, contarão com a participação de representantes do nível central da SES-MG, das Unidades Regionais de Saúde e de gestores municipais.
Por meio dos encontros, serão definidos os beneficiários do Valora Minas e o montante alocado, otimizando a organização da assistência em saúde.