O balanço da primeira semana de volta gradual às aulas presenciais em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, mostra que 31% dos alunos que poderiam comparecer procuraram às escolas.
O número foi alcançado na sexta-feira (18/6), sendo que a capacidade máxima permitida é de 50%. A prefeitura adotou um sistema híbrido, com parte dos alunos em sala de aula e outra parte no ensino à distância.
Leia Mais
São Sebastião do Paraíso: Executivo envia PL para municipalização do ensinoPoços de Caldas sobe 7 pontos na tabela do ICMS Patrimônio CulturalPBH avisa que não ampliará a vacinação por faixa etária: 'falta de doses'Crianças entre 6 e 8 anos voltam às aulas na rede municipal de ensino em BHCom os filhos eufóricos, pais comemoram retorno das aulas presenciais em BHNo Triângulo Sul, Araxá começa a vacinar novo grupo antes que UberabaCOVID-19: supermercado de Três Corações é fechado após denúnciaTransmissão de COVID-19 volta a aumentar em BH, após cinco quedas seguidasO número foi alcançado na sexta-feira (18/6), sendo que a capacidade máxima permitida é de 50%. A prefeitura adotou um sistema híbrido, com parte dos alunos em sala de aula e outra parte no ensino à distância.
Segundo a Secretária de Educação, Tania Toledo, as atividades foram realizadas sem grandes intercorrências. Por enquanto, nenhum caso de COVID-19 foi confirmado, ainda que seja necessária mais uma semana de verificação para comprovar que não houve registros.
“Seguimos com respeito e com os cuidados necessários para fortalecer a educação e os laços da rede municipal observando a prioridade de sempre: a saúde. As escolas seguem preparadas com álcool em gel, com distanciamento, uso de máscaras e os servidores, em sua maioria, já receberam a primeira dose da vacina. E estamos monitorando, com apoio e comunicação constante junto à Secretaria Municipal de Saúde, para que tal segurança e suporte permaneçam”, afirmou.
Conforme a cartilha do protocolo sanitário adotada em janeiro, pais e responsáveis poderão optar pela permanência de estudantes no ensino remoto, sem risco de penalizações.
O sistema híbrido estabelecido na cidade prevê que as turmas sejam divididas em dois grupos de revezamento: enquanto em uma semana metade dos estudantes vão para o ensino presencial, a outra metade segue o conteúdo a distância.
Na semana seguinte, os que tiveram aulas presenciais passam para o ensino remoto e vice-versa. Dessa forma, as instituições serão mantidas diariamente com metade da capacidade de atendimento físico, garantindo a adoção de normas de distanciamento.
A rede municipal de ensino de Uberlândia tem hoje cerca de 70 mil alunos.
Cabe a cada unidade de ensino, com as redes de comunicação próprias, comunicar as famílias sobre as datas das aulas presenciais.