As duas maiores cidades do Triângulo Sul estão em realidades distintas com relação à vacinação contra a COVID-19. Enquanto Uberaba, a maior cidade desta região, já vacinou proporcionalmente mais pessoas, Araxá iniciará primeiro a imunização de pessoas abaixo dos 60 anos, sem comorbidades.
Leia Mais
Com novas doses, Pedro Leopoldo vacina pessoas de 57 a 59 anos e lactantesTransmissão de COVID-19 volta a aumentar em BH, após cinco quedas seguidasVolta às aulas em Uberlândia: 31% dos alunos foram à escolacoronavirusmgUberaba retoma vacinação contra COVID por faixa etária nesta sexta (25/6)Uma nova remessa de vacinas contra a doença, a 23ª, chegou em Uberaba, cidade sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Triângulo Sul, nesta segunda-feira (21), com um total de 9.264 primeiras doses de Pfizer, 4.520 da Coronavac e 125 da Astrazeneca. Todos esses imunizantes serão divididos nesta terça-feira (22/6) entre 27 cidades da região.
Segundo a Secretaria de Saúde de Araxá, a cidade vai iniciar nas próximas quinta e sexta-feiras (24 e 25/6) a vacinação de pessoas de 59 anos, sem comorbidades.
A Prefeitura de Araxá também segue com a imunização da 1ª dose para grávidas e puérperas (até 45 dias) que ainda não se vacinaram, a partir de terça-feira (22).
A Prefeitura de Araxá também segue com a imunização da 1ª dose para grávidas e puérperas (até 45 dias) que ainda não se vacinaram, a partir de terça-feira (22).
Já Uberaba seguirá vacinando a partir da nova remessa as gestantes, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e de salvamento.
Mas, a vacinação do público geral por idade, por enquanto, não começará na cidade.
Mas, a vacinação do público geral por idade, por enquanto, não começará na cidade.
Por outro lado, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba, a cidade ultrapassou nesta segunda-feira (21/6) os 100 mil vacinados com a 1ª dose contra a COVID-19, sendo que isso representa aproximadamente 30% da população local.
A cidade está acima da média do estado e do Brasil e ocupa a 3ª posição no ranking da vacinação em Minas.
A cidade está acima da média do estado e do Brasil e ocupa a 3ª posição no ranking da vacinação em Minas.
Com relação a Araxá, segundo o Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde, cerca de 25% da sua população foi imunizada com a 1ª dose da vacina contra a COVID.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.