Após a triste marca de 500 mil vidas perdidas pela COVID-19 no Brasil nesse final de semana e 109 mortes confirmadas, segundo boletim epidemiológico desta segunda-feira (21/6), em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, a enfermeira plantonista Magaly Leite resolveu gravar um vídeo em que desabafa sobre o que está sentindo.
Ela trabalha na principal porta de entrada de infectados pela doença na cidade, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Dom Orione. “A COVID é um desprazer, é um desprazer tentar ter que acalmar um paciente de 30 anos sem cormobidades que vai ser intubado porque não consegue mais respirar sozinho, é um desprazer ver idosos perguntando porque Deus fez isso com eles”, afirma.
Leia Mais
CPI da Saneouro inicia depoimentos em Ouro PretoPara evitar onda roxa, prefeitura de Ouro Preto aumenta restriçõesOuro Preto amanhece decorada para as celebrações de Corpus ChristicoronavirusmgRomeu Zema termina agenda na Região Central de MG em visita a Ouro PretoObras no Centro de Ouro Preto causam dúvidas sobre preservação patrimonialSegundo o boletim epidemiológico desta segunda-feira, 26 pessoas estão internadas na UPA, sendo 20 delas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Na Santa Casa de Ouro Preto, a ocupação dos leitos de UTI para COVID-19 está em 100%. Por isso, a preocupação dos profissionais da saúde é grande.
Magay Leite relata que os paciente sofrem e os profissionais da saúde também por saberem que nem sempre vão conseguir vencer a doença. Com isso, a pandemia que se arrasta há mais de um ano no Brasil também afeta a saúde mental de muitos que lidam diariamente com ela.
“Eu nem tenho como explicar a sensação de começar a reanimar uma pessoa que há dois dias estava bem e simplesmente parou. Eles morrem sozinhos, e o familiares não têm nem a chance de segurar as suas mãos”, comenta, emocionada.
Confira o vídeo:
Confira o vídeo:
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.