O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou que o estado tem uma perspectiva "muito mais positiva" para o cenário de pandemia a partir deste segundo semestre do ano.
Segundo Baccheretti, a expectativa de melhora também depende de fatores como a entrada de novas cepas do vírus no estado ou da mudança brusca no comportamento da população com os cuidados da COVID-19. Porém, acredita que o avanço da imunização em Minas poderá trazer resultados positivos para o controle da pandemia.
"Com a aceleração da vacinação, especialmente em agosto, quando a expectativa é de mais 6 milhões de doses para o estado – isso pode ser adiantado para julho – a gente consiga garantir então uma boa parte da população imunizada", disse o secretário.
Apesar do otimismo para os próximos meses, o secretário alertou que, neste momento, o número de casos diários no estado ainda é crítico e pede para que os mineiros continuem seguindo as medidas de prevenção do coronavírus. Nesta terça-feira (22/6), o estado registrou 7.379 novas infecções e 40 mortes pela doença no intervalo de 24 horas.
"O estado tem 12 microrregiões na onda vermelha, 2 na onda amarela. Então, o estado ainda está em um momento crítico. Vemos uma tendência de melhora em relação ao número de pacientes que aguardam leitos, mas ainda assim, com uma alta incidência", afirmou o médico.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.