O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou que outros estados que aparentam estar com a vacinação contra a COVID-19 mais avançada do que Minas Gerais não estão, suspostamente, reservando as segundas doses.
"Eles estão, provavelmente, usando as segundas doses como primeiras doses. Mas quando chegar a hora de vacinar a segunda dose, eles vão ter que usar a vacina dedicada para a primeira dose para garantir a imunização. Minas Gerais segue corretamente as notas técnicas do Ministério da Saúde", disse, em entrevista coletiva, concedida nesta terça-feira (22/6) na Cidade Administrativa,
Segundo o secretário, o estado mineiro se destaca, entre as demais administrações, na proporção das pessoas vacinadas pela segunda dose.
"Na proporção de primeiras e segundas doses aplicadas, Minas Gerais tem uma proporção de dois para um. Duas pessoas vacinadas com a primeira para uma com a segunda dose. Tem estado que essa proporção chega a ser 3 para 1", afirmou.
Reforço da Janssen
Sobre a chegada da remessa com 1,5 milhão de vacinas da Janssen no Brasil nesta terça-feira (22/6), o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que a expectativa é que o Ministério da Saúde repasse os quantitativos aos estados já nesta quarta-feira (23/6).
Devido ao curto prazo de validade das vacinas, o chefe da pasta pontuou que a orientação repassada aos municípios mineiros é de que a vacinação seja iniciada de forma imediata após seu recebimento.
"O vencimento da Janssen é para final do mês, ou seja, em meados de agosto. O estado está seguro para a distribuição a todos os municípios mineiros. Os municípios estão sendo orientados, treinados e acompanhados para que a gente consiga vacinar de forma quase que imediata. Não vemos risco de mandar todas as vacinas”, disse o secretário.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.