Araxá, a segunda maior cidade do Triângulo Sul, chegou a 201 mortes causadas pela COVID-19, mas internações em leitos de UTI/COVID, que desde fevereiro estavam entre o limite ou muito perto disto, começou pequena, mas importante, redução nesta semana. Neste momento, segundo o último boletim epidemiológico, está em 85%.
Já a taxa de ocupação de leitos de enfermaria/COVID, que também vem apresentando queda nos últimos dias, está em 57%.
Além disso, também houve redução neste mês de junho na média de novos casos da doença por dia, aproximadamente 50%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Desde o início da pandemia, foram contabilizados na cidade 12.519 casos positivos do novo coronavírus, sendo que destes 11.612 se recuperaram.
Toque de recolher está mantido na cidade
Segundo o novo decreto do município, em vigor desde o último sábado (19/6), segue na cidade o toque de recolher diariamente, a partir das 23h até 5h, e a proibição de qualquer tipo de reunião presencial com mais de nove pessoas.
Por outro lado, o atual decreto liberou para bares, restaurantes, pizzarias e similares a retomada do atendimento presencial, sendo este permitido diariamente até as 22h. Depois deste horário, os estabelecimentos devem atender somente no delivery.
Em qualquer circunstância, ainda de acordo com o novo decreto COVID de Araxá, a venda de bebidas alcoólicas está proibida na cidade entre 22h e 5h.
Redução de novos casos por dia em junho
Segundo informações da Secretaria de Saúde de Araxá, na semana que antecedeu os Decretos 314 e 333, entre os dias 22 e 28 de maio, o município havia registrado 14 óbitos pela doença e 761 novos casos de COVID-19, o que significa uma média de 108 novos casos por dia.
Já conforme os dados desta semana, a média de novos casos registrados por dia caiu para cerca de 50, ou seja, mais da metade, quando comparado à semana que antecedeu o decreto. Já a média de registro diários de óbitos caiu 60%.
Novo grupo começa a ser vacinado nesta quinta-feira (24/6)
Segundo a Secretaria de Saúde de Araxá, a cidade vai iniciar nas próximas quinta e sexta-feiras (24 e 25/6) a vacinação de pessoas de 59 anos, sem comorbidades.
A Prefeitura de Araxá também segue com a imunização da 1ª dose para grávidas e puérperas (até 45 dias) que ainda não se vacinaram, a partir desta terça-feira (22).
De acordo com o Vaninômetro do município, atualizado nesta terça-feira (22/6), foram distribuídas na cidade 49.545 doses da vacina contra COVID-19, sendo que 42.756 (1ª dose: 30.490 e 2ª dose: 12.266) foram aplicadas e 6.789.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.