Desde que a pandemia da COVID-19 começou, Belo Horizonte flexibilizou e fechou suas atividades comerciais diversas vezes. Em entrevista exclusiva ao Estado de Minas, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) contou que discordou várias vezes das decisões do Comitê de Enfrentamento à COVID-19, da Secretaria Municipal de Saúde.
"Já discordei várias vezes. Eu lembro que foi praça de alimentação, uma coisa dessa. Porque eles não queriam, porque daria movimentação. Só que por temperamento, isso é meu, eu não discuto com especialista", disse.
Leia também: "Kalil: 'O estado não é dono da vacina e não pode distribuir como ele quer''
De acordo com Kalil, os nomes dos infectologistas Unaí Tupinambás, Estevão Urbano e Carlos Starling vieram de indicações do secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.
Leia Mais
Kalil sobre disputa por mais vacinas com Zema: ''Está apaziguada'''Se provar, o mundo vai cair', diz Kalil sobre superfaturamento da CovaxincoronavirusbhKalil admite que já fez parte da 'elite que não conhece a pobreza'Kalil também comparou o diálogo com o comitê com a operação de reestruturação de Belo Horizonte no ano passado, quando as chuvas de janeiro arrasaram a cidade.
Naquela situação, por já ter experiência em engenharia, o prefeito afirmou que foi ele quem liderou as tratativas.
"Obra urbana eu mexi 40 anos, então quem vai tocar esse projeto sou eu. Porque ninguém aqui dentro dessa prefeitura, dentro da Sudecap e dentro da Urbel, conhece obra urbana como eu. Reconstruímos a cidade inteira 100% com dinheiro da prefeitura."
Leia mais sobre a COVID-19
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Quais os sintomas do coronavírus?
O que é a COVID-19?
A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal