Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

COVID: Itajubá começa a vacinar pessoas acima dos 50 anos

A prefeitura de Itajubá disponibiliza nesta quarta-feira (23/6), vacinas contra a COVID-19 para pessoas de 50 anos ou mais, sem comorbidade.
 
A cidade é a primeira do Sul de Minas a oferecer o imunizante para essa faixa etária. Para realizar o cadastro, é preciso entrar no site itajubadigital.com.br e inserir as informações.




 
Quem tiver os dados aprovados pela equipe técnica da Secretaria de Saúde, receberá uma autorização com ‘QR CODE’, que deverá ser apresentado junto a um documento com foto, no local da vacinação.
 
Os horários oferecidos são das 8h às 16h, em quatro pontos da cidade:

º Parque da Cidade – ponto exclusivo de vacinação no carro (DRIVE-THRU);
º Ginásio Tigrão – Av. Paulo Chiaradia, 296 – São Vicente;
º Ginásio da Varginha (atrás da Escola Estadual João XXIII);
º Escola Municipal São Judas Tadeu – Rua Dr. Álvaro Seabra, 98 – Jardim Bernadete.
 
Além das pessoas com 50 anos, novos grupos também irão receber as vacinas: lactantes com bebês até seis meses, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores dos serviços de interesse à saúde.  




 
Haverá continuidade na campanha de imunização também para as gestantes e puérperas, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente.
 
Ao todo, o município recebeu 49.135 doses – a 1º dose do imunizante foi aplicada em 31.542 pessoas e a segunda, em 12.895.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.





Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


audima