A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou nesta quarta-feira (23/6) que vai enviar 11.600 novos kits sedativos para intubação em 99 hospitais, de 82 municípios mineiros. São 7.970 unidades de propofol e 3.630 de dexmedetomidina.
Segundo a SES-MG, os insumos são suficientes para cobertura de cinco dias e os medicamentos são disponibilizados semanalmente, de acordo com o monitoramento de estoque periódico. Que é feito junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).
A situação dos kit intubação nos hospitais está estável, apesar de crítica. “Continuamos em alerta e diante da escassez no mercado de medicamentos, a SES-MG tem buscado aproveitar oportunidades de mercado para que não ocorra falta de sedativos em Minas Gerais”, afirma o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro.
Também é monitorado o abastecimento de remédios nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que deve informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.
Ainda de acordo com a SES-MG, o monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da secretaria e do Cosems-MG.
Para acompanhar o monitoramento, clique AQUI.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.