Prefeitura de Uberlândia e Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas) assinaram convênio de parceria na execução das obras de infraestrutura urbana no assentamento do Glória.
Essa já foi a maior ocupação urbana do município e hoje há 2 mil famílias no local. O montante investido na parceria é de R$ 30,4 milhões.
O acordo tem vigência de cinco anos e pode ser prorrogado. A prefeitura ficará responsável pelo processo licitatório para contratação de prestadores de serviços, assumindo ainda fiscalização e o supervisão dos trabalhos.
Ao mesmo tempo, a Cohab Minas segue com o processo de regularização fundiária, repassará recursos do Fundo Especial do Triângulo do Glória para execução de obras, além de ceder projetos e planta urbanística e outros procedimentos administrativos.
A regularização do futuro bairro Élisson Pietro prevê desenvolvimento do traçado das vias e execução de drenagem pluvial, terraplanagem e pavimentação.
Sistemas de abastecimento e esgoto, além de urbanização e construção de travessia sob a rodovia BR-050 também estão previstos.
“Essa é uma ação que temos conduzido junto ao governo de Minas e Ministério Público com muita seriedade e responsabilidade, com base em mecanismos legais. Desde meu retorno à Prefeitura de Uberlândia, em 2017, trabalho com o compromisso de buscar soluções que melhorem a qualidade de vida em nossa cidade e isso também passa pela regularização dos núcleos informais", disse o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP).
O acordo de cooperação técnica e repasse de recursos foi formalizado com a presença do Ministério Público de Minas gerais (MPMG) e Federal (MPF) e representantes da associação de moradores do bairro.
A Cohab Minas assumiu, em 2017, o processo de regularização da área, que na época pertencia à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A partir de então, foram realizadas diversas tratativas junto à prefeitura, MPMG e MPF, associação de moradores, Defensoria Pública da União e universidade, que incluíram a entrega aos moradores do certificado de posse das propriedades.
Por meio da prefeitura, o bairro começou a receber infraestrutura para iluminação pública e, desde dezembro de 2020, conta com uma unidade básica de saúde da família (UBSF).