A Prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, instituiu que pais e responsáveis por estudantes da rede pública deverão assinar um termo de responsabilidade para a volta dos alunos às aulas na rede municipal, prevista para o dia 5 de julho.
Leia Mais
Pouso Alegre recebe doação de medicamentos de kit intubaçãoHomem acusado de matar idosa em Uberaba prestava serviços para a vítimaHomem é internado em UTI após beber refrigerante supostamente envenenadoCOVID-19: professores denunciam irregularidades em escolas particularesCOVID: com alunos infectados, Loyola suspende aulas presenciais de 3 turmasAraxá vai fiscalizar aplicação de plano de contingência de volta às aulasO documento contemplará o compromisso dos responsáveis no que diz respeito às medidas de prevenção à COVID-19, dentro e fora de casa.
O retorno gradual das atividades nas escolares municipais será feito nos modelos remoto e híbrido (desde que o protocolo de segurança seja aprovado pela Vigilância Sanitária Municipal).
Entre os protocolos estabelecidos para escolas, tanto municipais quanto particulares, estão o uso de máscaras e de copos e garrafas individuais, e do distanciamento social. Além disso, os prédios e mobiliários deverão ser constantemente esterilizados.
As turmas deverão ser divididas em subgrupos, com escalonamento dos dias, horários ou turnos de presença, sendo respeitada a capacidade máxima das salas.
Cada escola deverá organizar grupos de até 10 alunos por sala, podendo este número ser ampliado, desde que respeitado o distanciamento de no mínimo 1,5m entre os estudantes e respectivas carteiras.
As aulas ocorrerão nas duas primeiras semanas de julho, em horário reduzido. No período da manhã, será das 7h às 9h30, e à tarde, das 13h às 15h30.
O lanche será distribuído na sala, em embalagem própria. Porém, a ingestão do alimento será feita fora da escola, preferencialmente em casa.
O lanche será distribuído na sala, em embalagem própria. Porém, a ingestão do alimento será feita fora da escola, preferencialmente em casa.
“Estamos muito felizes por este momento e queremos que tudo seja com muito cuidado e segurança. Assim, poderemos, pouco a pouco, voltar às nossas escolas de forma segura. Todas as medidas de prevenção no combate à COVID-19 foram adotadas, considerando as características específicas de cada unidade. Implementamos uma rigorosa rotina de higienização para oferecer um ambiente seguro a alunos, professores e funcionários” destaca a secretária de Educação, Zulma Moreira.
Pais e responsáveis poderão optar pela permanência de estudantes no ensino remoto, sem risco de penalizações.
As datas para retorno das unidades de ensino da rede estadual e federal serão definidas, respectivamente, pelo governo de Minas e pelo governo federal.
Retorno das escolas particulares
Araxá conta com 10 escolas particulares e cinco conveniadas com a prefeitura, atendendo públicos do ensino infantil ao médio.
Todas elas tiveram autorização, por meio do protocolo de biossegurança aprovado pela Vigilância Sanitária, para voltar a receber os alunos no modelo híbrido a partir da última segunda-feira (21/6). Três retomaram as atividades na terça (22/6) e as demais, na quarta-feira (23/6).
Apenas uma instituição, o Centro Desenvolvimento Humano (CDH) da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), atuante no ensino infantil, anunciou que voltará com aulas presenciais apenas em agosto.
O protocolo completo estabelecido para as atividades no modelo híbrido em Araxá pode ser acessado no site da Portaria da Secretaria Municipal de Educação.