Em mais um dia de vacinação contra a COVID-19 em Belo Horizonte por idade, as pessoas de 54 anos começaram a receber a primeira dose do imunizante nesta sexta-feira (25/6). No drive-thru da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o movimento nesta manhã foi tranquilo, com poucos veículos aguardando no local.
Sueane Gomes Guimarães, de 54 anos, foi uma das vacinadas no centro acadêmico. Para ela, a espera até a chegada da sua vez na fila da campanha da capital mineira foi carregada com sentimentos de ansiedade, já que esperava ser contemplada na imunização há cerca de duas semanas.
“Há dias 15 dias atrás eu acompanhei meu marido na vacinação. Como ele tem 56 anos e eu tenho 54, achei que já seria no outro dia, né? Só que foi bem mais demorado que isso. Eu fiquei muito ansiosa esperando muito meu dia chegar”, disse a gestora de turismo.
A campanha para o público geral foi retomada na capital apenas na quinta-feira (24/6), após o município receber mais 113.854 doses da AstraZeneca. Segundo a administração municipal, o quantitativo de vacinas que haviam sido entregues pelo governo de Minas nas remessas anteriores a essa não eram suficientes para dar andamento na imunização naquele momento.
Em entrevista ao Estado de Minas, Sueane não segurou as emoções para falar sobre qual a sensação de, depois de cerca de um ano e meio de pandemia, ser imunizada contra o coronavírus. “Falei hoje com meu filho que não sei explicar o sentimento que foi. Fiquei muito emocionada. Ela dá um pouco mais de ter certeza de que você vai poder abraçar as pessoas que ama. Quando você toma a vacina, também está cuidando do outro”, relatou.
De acordo com a prefeitura, a expectativa de público de 53 a 55 anos para tomar a primeira dose do imunizante contra a COVID-19 é de cerca de 63 mil pessoas.
Vacinação continua no fim de semana
Neste sábado (26/6), os moradores de Belo Horizonte com 53 anos poderão se imunizar contra o coronavírus. O horário de funcionamento dos locais de vacinação será das 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Os endereços podem ser conferidos no portal da PBH.
O Executivo municipal alerta que os usuários devem ficar atentos aos locais de vacinação, já que por questões de logística os pontos são alterados frequentemente.
No momento da vacinação é necessário seguir as seguintes orientações:
- Ser cidadão residente de Belo Horizonte
- Apresentar documento de identificação com foto
- Não ter recebido vacina contra a COVID-19
- Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias
- Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.