Pela segunda semana seguida, o Sul de Minas registra queda no número de casos e mortes pela COVID-19. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e foram divulgados nesta sexta-feira (25/06).
De acordo com a SES, essa semana, a região confirmou 10.408 pessoas infectadas e 249 óbitos por conta do novo coronavírus.
Na anterior, foram 11.600 casos e 263 mortes. Uma queda de 10.27% no número de casos e 5.32% no de mortes.
A diminuição vem logo após a semana recorde, em que a Região Sul notificou 17.784 casos e 317 mortos.
Diferença entre as taxas de contágio, casos e mortes
Mesmo com a queda consecutiva em duas semanas, tanto nas confirmações e mortes de pessoas com COVID-19, a região continua com os piores indíces do estado. Atualmente, a taxa de contágio no sul-mineiro é 67% maior que em todo estado de Minas Gerais.
O professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e pesquisador nas áreas de saúde coletiva e epidemiologia Sinézio Inácio da Silva Júnior, explica que isso ocorre porque no primeiro caso (casos e mortes) o número é absoluto. E a taxa de incidência (taxa de contágio) é um número relativo.
Enquanto o número absoluto mede as informações diárias, a taxa relativa funciona como um "indicador" do ritmo de contágio naquela região e é aplicada com base no número de novos casos, em um determinado local, dividida pela população daquela região.
"Nesse sentido, segunda a taxa de incidência, os valores e a evolução recente desses dados se mostram maiores", explica o pesquisador.
Ele aponta que houve queda, e que isso reflete na taxa de incidência de casos e mortes, mas, que é importante sempre interpretar comparativamente com o período anterior entre diferentes lugares e regiões.
No caso da pesquisa que ele coordena sobre os dados da COVID-19 em Minas, a comparação é feita entre as regiões mineiras.
No caso da pesquisa que ele coordena sobre os dados da COVID-19 em Minas, a comparação é feita entre as regiões mineiras.
Cidades da Região Sul
As cidades que mais confirmaram casos essa semana foram Pouso Alegre com 644; Varginha, com 618 confirmações; Poços de Caldas, 505; e Santa Rita do Sapucaí, que notificou 400 casos da COVID-19.
Em número de mortes, Poços de Caldas teve 34 e Campo Belo 17. Já em Pouso Alegre e Varginha foram 12.
Segundo a SES, o Sul confirmou 249.373 casos e 5.843 mortes do novo coronavírus. São 226.957 recuperados e 16.573 pacientes em acompanhamento ou aguardando confirmação.
Os dados podem divergir dos números das secretarias de saúde de cada município.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.