A Prefeitura Municipal da cidade de Serro, no Vale do Jequitinhonha, acionou a Defesa Civil estadual na noite dessa sexta-feira (25/6), informando sobre o possível rompimento de uma barragem-tanque, localizada em uma fazenda, na região rural do município.
Leia Mais
Vale diminui nível de emergência de barragem em Barão de Cocais (MG)Vale mantém restrição de circulação na barragem de XinguVale prorroga até agosto pagamento aos atingidos por barragem em BrumadinhoDefesa Civil instala segunda bomba para esvaziar barragem no Serro (MG)Defesa Civil de MG instala primeira bomba para esvaziar barragem no SerroOperação Pacificação termina com nove presos por tráfico de drogasMilitares fazem campanha para consertar cadeiras de rodas de vendedor PBH vacina 54% do público-alvo com a ampliação da imunização por idadeDe acordo com o dono da fazenda e moradores da região, foram identificadas algumas infiltrações na parede da barragem, fazendo com que a água vaze por um paredão de pedras.
A Defesa Civil chegou ao local para fazer uma vistoria, acompanhada de um engenheiro do Instituto de Gestão das Águas (IGAM), de policiais militares e de bombeiros de Diamantina. As equipes seguem na região monitorando a situação, mas informam que a barragem não foi rompida.
Por precaução, algumas famílias que moram à jusante da barragem, ou seja, abaixo da estrutura, foram retiradas da área preventivamente e encaminhadas para casa de parentes.
A Defesa Civil criou um posto de comando na Escola Deputado Augusto Clementino, na comunidade Mato Grosso, para centralizar as informações a respeito da situação, coordenação da operação e atendimento aos afetados.
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria