Trechos da MG-010 e BR-259 no município de Serro, no Vale do Jequitinhonha, foram bloqueados por conta do risco de rompimento de uma barragem-tanque dentro de uma fazenda.
Leia Mais
Defesa Civil vai simular evacuação de barragem em São Gonçalo do Rio AbaixoApostas de BH estão entre as oito que acertaram a Quina de São JoãoPM procura homem que compartilhou imagens e vídeos íntimos da ex-namoradaBarragem é estabilizada, e famílias voltam para casa em Serro (MG)Defesa Civil instala segunda bomba para esvaziar barragem no Serro (MG)Defesa Civil de MG instala primeira bomba para esvaziar barragem no SerroMadrugadas geladas: falta de nebulosidade leva baixas temperaturas a BHOito famílias tiveram que sair de casa, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais. Por meio de nota enviada no início da noite deste sábado (26/6), o órgão explicou que, das 21 pessoas que terão que deixar suas casas, 18 já foram para imóveis de parentes.
Outras três ainda estão sendo sensibilizadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) sobre a necessidade de sair dos imóveis.
Outras três ainda estão sendo sensibilizadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) sobre a necessidade de sair dos imóveis.
De forma preventiva, a Polícia Rodoviária Federal montou pontos de bloqueio ao longo das rodovias até que o nível de água volte para uma profundidade segura. Confira abaixo:
- MG-010, km 217, ponte sobre o Córrego da Barragem do Tanque;
- MG-010 em frente à portaria da Anglo American;
- MG-010, km 236, cruzamento com Rod. MGC 259, sentido Conceição do Mato Dentro;
- Rod. BR 259, km 462, município de Datas;
-MG-010, km 210, entrada secundária de Alvorada de Minas.
“Outra ação que está sendo realizada é a incrementação de estratégias e técnicas para baixar o nível da água da barragem e, consequentemente, diminuir a pressão do barramento. A expectativa é que essa diminuição ocorra nas próximas horas”, disse a Defesa Civil de Minas.
Foi montada uma força-tarefa para elaborar um plano de ação. Ela é composta pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Prefeitura Municipal de Serro. (Com informações de Mariana Costa)