Os belo-horizontinos têm acordado, durante a madrugada, em busca de proteção para amenizar o frio. Se você acordou para pegar um cobertor a mais saiba que tem uma explicação para essa friaca. Nesta época do ano, é comum temperaturas baixas na madrugada, conforme explica o meteorologista do Clima Tempo Ruibran dos Reis. No entanto, a sensação de que está muito frio se deve a um fenômeno metereológico que faz com que a Terra fique, literalmente, descoberta.
Leia Mais
Reflexos da pandemia: moradores de favelas de BH encaram medo da fomeBH tem 550 mil ainda mais expostos a possível 3ª onda de COVID. EntendaRodovias são interditadas pelo risco de rompimento de barragem no SerroMadrugada em BH foi de 10°C; massa de ar frio chega quarta (30/6) a MinasMotorista de BMW atinge grupo de motoboys e deixa um morto em São PauloPolicia encerra festa com 150 pessoas em sítio em Ribeirão das NevesNa estação meteorológica do Inmet na Pampulha, a mínima foi de 11,6 graus. Na estação Cercadinho, que fica nas partes mais altas de Belo Horizonte, a mínima foi de 12,8 graus. O inverno teve início no dia 21 de junho. A estação se caracteriza por ser o período do ano em que se recebe a menor quantidade de radiação solar. "As noites são mais longas e os dias mais curtos. A quantidade de radiação solar que chega até a superfície é menor. Então, é comum ter essas temperaturas baixas nesta época do ano"
Para a semana, as temperaturas devem ficar entre 12 e 28 graus, mas o Sol vai predominar. As temperaturas devem se manter no patamar de 13 e 14 graus a mínima e a máxima em torno de 28 graus. A média deste período está em torno de 14 graus, a mínima, e 25 graus a máxima. As madrugadas estão mais frias.