A Prefeitura, a Polícia Civil e o Ministério Público de Passos estão apurando denúncia de um suposto esquema de irregularidade na Superintendência Regional de Ensino (SRE-Passos) para furar fila da vacinação contra a COVID-19 no município. Segundo a denúncia, documentos teriam sido falsificados para incluir cerca de 80 pessoas no cronograma de imunização da rede estadual de ensino. A Câmara de Passos acompanha a investigação junto com a Frente Parlamentar. Segunda a denúncia, a superintendente da SRE-Passos teria falsificado documentos para incluir cerca de oito dúzias de pessoas no cronograma de imunização da rede estadual de ensino.
A denúncia foi feita de maneira anônima no “Fala Cidadão”, site oficial da Prefeitura. A Câmara de Vereadores tomou conhecimento do caso na quinta (24/6) e o Ministério Público já está investigando. A partir desta segunda-feira (28/6), as 80 pessoas que foram imunizadas por esse suposto esquema serão convocadas para serem questionadas sobre o documento e o processo de vacinação.
De acordo com a prefeitura, já foi instaurado um procedimento administrativo para apurar as supostas irregularidades. A Assessoria de Comunicação informou que a administração de Passos, por sua Controladoria Geral, instaurou verificação interna sigilosa para apurar as denúncias, já oficializadas no Ministério Público, Delegacia Regional de Polícia e Câmara Municipal de Passos.
A superintendente de Educação, Lael Helena Keller Souza, relata que desconhece o teor das acusações, que não foi notificada e, caso seja, fará uma nota esclarecedora.
A Presidência da Câmara, após a circulação das informações nas redes sociais sobre as possíveis fraudes, solicitou, com urgência, uma averiguação para a prefeitura das cópias de todas as documentações, com as medidas e providências adotadas, relacionadas ao fato. “Segundo investigações, s documentação, que autoriza a vacinação, usada por essas pessoas, não estava com os nomes dos contemplados pela vacina escritos à mão, mas digitalizada e assinada pela superintendente. De acordo com a denúncia, as 80 pessoas teriam, supostamente, recebido os documentos na casa de Lael Helena. Também foi dito que, das pessoas vacinadas, aparentemente apenas cinco não estariam ligadas à educação”, declarou o vereador Francisco Senna.
Conforme o delegado regional de Passos, Marcos Pimenta, o caso foi entregue na sexta à tarde para a Polícia Civil e foi iniciada a investigação. “Não temos nada de concreto a declarar, mas o caso já está com o delegado responsável pelas investigações”, disse o regional de polícia.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.