Trinta e quatro policiais militares que trabalhavam durante a pandemia morreram em Minas Gerais, vítimas da COVID-19. O número foi divulgado nesta segunda-feira (28/6) pelo comandante-geral da Polícia Militar, Rodrigo Sousa Rodrigues, durante audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
“Da ativa tivemos 34 guerreiros que doaram suas vidas a favor da corporação nesse período total da pandemia”, disse o coronel após pedir um minuto de silêncio pelas vítimas da doença. “Jamais esqueceremos nossos heróis”, pontuou.
Leia Mais
Embora priorizados, 300 policiais militares recusaram vacina em MinasNa rua, policiais militares salvam recém-nascido que estava sem respirarMais de 160 policiais militares morreram vítimas de COVID-19 em MinascoronavirusmgSargento Rodrigues sobre Lázaro: 'Que Deus dê um bom lugar no inferno'COVID-19: 142 bombeiros militares recusaram vacina em Minas, diz comandanteA reunião
A reunião, que começou às 14h, no Auditório José Alencar, faz parte do Assembleia Fiscaliza, que ocorre semestralmente. O tema é a segurança pública, com direcionamento da Comissão de Segurança Pública da ALMG. As comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Direitos Humanos também foram convidadas.
O objetivo é prestar informações sobre a gestão da secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e da Polícia Civil. Desta vez, o destaque é para as ações adotadas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e a mitigação de seus impactos.
Ações e vacina
Durante a sessão, o coronel Rodrigues ressaltou as ações da PM durante a pandemia, como a distribuição de mais de 246 mil cestas básicas nas cidades mineiras ao longo deste período. Além disso, policiais também distribuíram máscaras e álcool em gel. “Nossa missão é servir e proteger”, disse.
A vacinação dos militares, que conseguiram prioridade no estado, também tem sido avançada. De acordo com apresentação do comandante, 34 mil militares foram vacinados até hoje. São 89,1% militares da ativa que se imunizaram com a 1ª dose e 24% que garantiram a 2ª dose.
O Estado de Minas mostrou, no último dia 16, que, embora priorizados, 300 policiais militares recusaram vacina em Minas. Parte da categoria rejeitou imunizante contra COVID-19 mesmo após conquistar antecipação na campanha devido ao alto risco de exposição ao coronavírus.
Segurança pública em foco
Confira a programação da participação do Assembleia Fiscaliza desta segunda-feira (28/6):
- 14h: comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Rodrigo Sousa Rodrigues
- 15h: chefe da Polícia Civil do Estado, Joaquim Francisco Neto e Silva
- 16h: comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Edgard Estevo da Silva
- 17h: secretário de Estado da Sejusp, Rogério Greco
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.