Com a sensação de que o frio já está mais intenso neste ano, moradores de Curvelo, na região Central de Minas, se preparam para encarar a primeira queda significativa de temperatura neste inverno. A massa de ar polar que inaugura a estação deve atingir a cidade nesta quinta-feira (1/6) - preocupadas, as forças de segurança decidiram lançar a Campanha do Agasalho.
"O frio está mais intenso do que nos outros anos. Como estamos no dia a dia em contato com as pessoas, vivenciando a realidade de cada uma delas, percebemos as dificuldades sobretudo socioeconômica em decorrência dessa pandemia", afirma à reportagem o major Luis Sandoval Pires, porta-voz da região.
Até o dia 16 de julho, agentes de segurança vão receber agasalhos e cobertores em quatro pontos fixos pela cidade (leia a lista abaixo). "Também estaremos com a nossa Base Comunitária Móvel transitando por Curvelo para contemplar aqueles que têm dificuldade de locomoção. A cada dia, estaremos em um endereço para atender as principais regiões da cidade", explica Pires.
Os endereços fixos são:
- 14º Departamento de Polícia Civil (Av. Integração, 360, Centro)
- CDL Curvelo (Av. Integração, 198, Centro)
- Polícia Penal (Rua Gutemberg, 01, Bom Jesus)
- Corpo de Bombeiros (Rua Dinorá Pereira Diniz, 27, Santa Rita)
A campanha é realizada pelas polícias Civil, Penal e Militar, além do Corpo de Bombeiros, com apoio da CDL local e da prefeitura de Curvelo. "Ao final da campanha, o material arrecadado será doado para entidades e famílias selecionadas pelo CRAS do município - daí o apoio da prefeitura", esclarece o porta-voz do policiamento em Curvelo e região.
Também serão recebidos alimentos não-perecíveis e fraldas geriátricas. "Estabelecemos uma linha de combate à fome e ao frio para aquelas pessoas que mais necessitam. Ou seja, continuamos no combate diário à criminalidade, mas também somando esforços para combater essas necessidades", finaliza o major.
Frio
O frio citado pelo militar vai ficar ainda mais intenso. Isso porque a primeira massa de ar polar deste inverno vai atingir a região nesta semana. "Vai chegar às regiões Central, Sul e Zona da Mata nesta quinta-feira (1/6). As temperaturas vão diminuir até chegar ao ápice no fim de semana", afirma o meteorologista Ruibran dos Reis, do ClimaTempo.