Atualmente na onda amarela do programa estadual “Minas Consciente”, o município mineiro de Matias Barbosa retomará as aulas presenciais, de maneira híbrida, a partir do dia 2 de agosto. A medida inclui alunos do ensino fundamental, do 1º ao 6º ano, e a creche municipal.
Leia Mais
Advogado denuncia racismo durante transmissão ao vivo: 'Macacos falantes'Policiais penais de Alfenas interceptam carga de drogas via SedexTransmissão cai, mas ocupação dos leitos volta a subir em BH nesta terçacoronavirusmgPBH recebe alunos do 4º e 5º ano para aulas presenciais na segunda (5/7)MG: volta às aulas será permitida na 'onda vermelha' do Minas ConscienteEm São João del-Rei, Polícia Civil leiloa 739 automóveis apreendidosDe acordo com a prefeitura do município, os pais ou responsáveis legais devem assinar um documento de autorização para o retorno do aluno às aulas, que acontecem de forma remota desde o início da pandemia.
Para isso, os interessados devem comparecer nesta quinta-feira (1/7) ou na sexta-feira (2/7) na instituição de ensino na qual o estudante está matriculado para formalizar o pedido.
Protocolos sanitários
“Para garantir o retorno seguro de alunos e professores, os departamentos de Educação e Saúde trabalham de forma conjunta. Reuniões com os pais dos alunos serão agendadas para explicar o detalhamento das medidas sanitárias”, explica a Prefeitura de Matias Barbosa.
A administração municipal esclarece ainda que, por enquanto, o retorno às aulas presenciais não é obrigatório. Desse modo, o aluno também tem a opção de continuar os estudos apenas na modalidade remota.
O Departamento de Educação da prefeitura também pontua que as atividades presenciais “levarão em consideração o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os estudantes nas salas de aula, com alternância de semanas de trabalho presencial e remoto”.
A pandemia em Matias Barbosa
Com 14.438 habitantes, o município contabiliza, conforme o último boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (29/6), 1.763 casos confirmados de COVID-19 e 50 óbitos pela doença desde o início da pandemia.
Em relação à vacinação, foram aplicadas 4.405 e 1.905 primeiras e segundas doses, respectivamente.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.