Jornal Estado de Minas

SUDOESTE MINEIRO

Cartórios e advogados são investigados por suspeita de fraude em Cássia


Com o apoio da Polícia Militar, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou hoje a operação “Fraudes cartorárias”. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra organização investigada por supostos crimes praticados em cartório em Cássia, no Sudoeste de Minas Gerais. 




Na ação, foram recolhidos documentos físicos e digitais, que darão subsídio à investigação.

As apurações iniciais apontam indícios de um conluio entres os responsáveis pelo cartório e advogados para a prática de atos notariais de forma ilegal, causando enriquecimento ilícito entre os envolvidos.

Conforme a investigação, as práticas ilícitas estão ocorrendo há bastante tempo. Esse foi o motivo pelo qual o cumprimento dos mandados representa importante instrumento para desvendar, em maiores detalhes, o suposto conluio entre os envolvidos e as condutas individualizadas, com a descrição mais detalhada do modo de atuação do grupo.

A ação cumpriu sete mandados de busca e apreensão deferidos pela 2ª Vara Criminal de Cássia: quatro em Cássia, um em Passos e dois em Franca(SP).
 
O procedimento de investigação foi conduzido pela 1ª Promotoria de Justiça de Cássia e contou com o apoio operacional do Gaeco regional de Passos, Gaeco de Franca e Polícia Militar de Minas Gerais e de São Paulo, para o cumprimento dos mandados. 




audima