A Prefeitura de BH marcou uma entrevista coletiva para as 14h desta quinta (1º/7) na sede do Executivo municipal. Novos protocolos para a pandemia da COVID-19 estão em pauta, com uma possível liberação dos eventos na cidade.
O Estado de Minas estará presente no local e vai informar, logo após a coletiva, as mudanças no protocolo da pandemia na cidade.
Há tendência de liberação dos eventos com respeito às medidas sanitárias, conforme o infectologista Unaí Tupinambás. Ele integra o Comitê de Enfrentamento à Pandemia da COVID-19 da administração Alexandre Kalil (PSD).
A capital mineira não tem nenhum dos três indicadores da virose na faixa crítica da escala de risco. As ocupações dos leitos de UTI e de enfermaria estão dentro do patamar intermediário e a transmissão do novo coronavírus no controlado.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel/MG), Matheus Daniel, afirma que a entidade participou da primeira reunião do setor de eventos com a prefeitura.
"A gente apoia o pessoal (do ramo dos promotores de eventos), mas estamos pleiteando, principalmente, a volta da música ao vivo nos bares e restaurantes. Seguindo os protocolos sanitários, é possível retornar. Faz muita falta para o setor", afirma.