COVID: Uberlândia prorroga estado de calamidade pública até o final de 2021
Prefeito Odelmo Leão alegou que cenário ainda é incerto, pois imunização não alcançou a maior parte da população e devido às variantes do novo coronavírus
Por
Luiz Fernando Figliagi - Especial para o EM
30/06/2021 21:38 - Atualizado em 30/06/2021 22:06
audima
A Prefeitura de Uberlândia prorrogou o estado de calamidade pública e situação de emergência na cidade, até o final de 2021. O novo decreto promulgado pelo prefeito Odelmo Leão (PP) foi publicado no Diário Oficial do Município.
O estado de calamidade pública na cidade do Triângulo Mineiro começou em 13 de abril de 2020, indo inicialmente até 31 de dezembro do mesmo. Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus, ele foi prorrogado até 30 de junho de 2021. E agora foi estendido novamente.
Em sua justificativa para o decreto, o prefeito declarou que ele se deu em função da "manutenção da incerteza que permeia o itinerário da crise sanitária, mesmo com a deflagração e o avanço da imunização, que não alcançou grande parte da população adulta, e, sobretudo, com finanças no contínuo movimento dos indicadores epidemiológicos, surgimento de novas variantes".
A situação de emergência, por sua vez, foi estabelecida em 20 de março do ano passado, início da pandemia no Brasil.
De acordo com o boletim epidemiológico de Uberlândia, são 102.302 casos confirmados da COVID-19 e 2.551 vidas perdidas pela doença.
A ocupação de leitos exclusivos para infectados pela doença nos hospitais é de 89%. Os números da Secretaria Municipal de Saúde podem divergir dos dados do Estado.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.