Unaí já imunizou 35% da população com 1ª dose contra a COVID-19
Expectativa da cidade é vacinar 74 mil moradores contra o novo coronavírus. Número está dentro do previsto pela secretaria de Saúde
Por
Felipe Pereira - Especial para o EM
01/07/2021 20:05 - Atualizado em 01/07/2021 20:15
audima
Levantamento da Secretaria de Saúde de Unaí, no Noroeste de Minas, aponta que 35% da população já tomou, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a COVID-19. O cronograma de vacinação está ligeiramente adiantado em relação ao previsto pelo Estado.
A estimativa da coordenadora do setor de epidemiologia da secretaria, Adriane Araújo, é que Unaí vacine 74 mil moradores com as doses enviadas pelo governo de Minas.
Hoje, segundo dados do Vacinômetro, 26.136 pessoas já tomaram a primeira dose, e 8.411 a segunda.
Idosos e todas as pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, da educação, das forças de segurança que constavam de listas e apresentaram documentação que comprovavam as atividades foram imunizadas, levando em conta a base de dados do município.
Nesta semana, a cidade também começou a vacinar a população em geral. “A meta do Estado era terminar o mês de junho vacinando a faixa dos 55 aos 59 anos. Fechamos o mês vacinando quem tem 51 anos", exemplifica Adriane.
A coordenadora acredita que a cidade estaria ainda mais adiantada se a lista de prioridades para receber as doses não tivesse sido modificada algumas vezes pelo Ministério da Saúde. "Quando a gente estava terminando de vacinar o grupo da educação e forças de segurança pública, saiu uma resolução colocando o segmento industrial, de transformação e beneficiamento como grupo prioritário seguinte para tomar a vacina", lembra.
Escolha da vacina
A cidade também registrou alguns casos de pessoas que quiseram escolher qual vacina que iriam receber.
A vacina é aplicada conforme a disponibilidade do estoque. A cidade tem hoje doses de AstraZeneca, Pfizer, Janssen e CoronaVac.
A única exceção é no caso das gestantes, que não podem tomar a vacina da AstraZeneca, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.