A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu ao governo de Minas Gerais a continuidade do processo de importação da vacina Sputnik V nesta sexta-feira (2/7). Inicialmente, Minas deverá realizar a aquisição de até 428 mil doses do imunizante.
A quantidade de doses representa a imunização de 1% da população mineira, limite máximo estabelecido pela Anvisa.
“A Anvisa autorizou a nossa solicitação de importação de 428 mil doses da vacina Sputnik. Mas, agora, o fundo soberano russo vai junto com a Seplag dar a data da entrega, que eu espero que seja o mais breve possível", afirmou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
No início deste mês, a Anvisa autorizou a importação excepcional de doses da Sputnik V em quantidade restrita a 1% da população de seis estados solicitantes: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. São, no total, 928 mil imunizantes.
Com a liberação, o Governo de Minas prosseguirá com os encaminhamentos para finalizar as negociações do contrato junto ao Fundo Soberano Russo.
O pedido de autorização para importação excepcional de doses da vacina Sputnik V foi oficializado pelo estado no mês de junho.
Agora, a importação da Sputnik V será realizada respeitando condicionantes e assinatura de Termo de Compromisso, para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2), nos termos da Lei nº 14.124/2021.
Vale relembrar que a Anvisa afirmou que a vacina "não tem avaliação" da agência quanto a qualidade, eficácia e segurança.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.