Devido à baixa adesão do público-alvo na campanha de vacinação contra a gripe, o governo de Minas vai liberar as doses para a população geral a partir de sexta-feira (9/7). A ampliação segue recomendação do Ministério da Saúde, que sugeriu que os municípios vacinem contra a influenza pessoas com mais de seis meses.
A importância da campanha de vacinação contra a gripe é redobrada durante a pandemia de coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o objetivo da ação contra o vírus da Influenza é evitar complicações, hospitalizações e óbitos.
Neste sentido, a pasta informou que Minas é o estado com a maior cobertura vacinal na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2021. Foram aplicadas 4.597.856 doses, o que equivale a 53,5% de cobertura do grupo prioritário, conforme dados do Ministério da Saúde. No entanto, seriam necessários mais 36,5% de adesão do público-alvo para alcançar a meta do ministério de 90%.
“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que foi comunicada, pelo Ministério da Saúde, sobre a ampliação da oferta da vacina para a população geral, a partir de 6 meses de idade, na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2021 a partir do dia 9 de julho. O governo federal também prorrogou a Campanha enquanto durarem os estoques de vacina nos municípios. A estratégia de vacinação, assim como as unidades de saúde em que ela ocorre, são definidas pelas gestões municipais”, informa.
Confira quem é o público-alvo da campanha de vacina contra gripe:
- Crianças entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Trabalhadores da saúde;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Professores das escolas públicas e privadas;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento;
- Forças Armadas;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.
Vale ressaltar que quem receber a dose do imunizante contra gripe deve esperar no mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a COVID-19.
Belo Horizonte
A capital mineira informou que ainda não recebeu o comunicado da SES-MG para ampliar a campanha de vacinação contra a gripe.
“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que aguarda o comunicado oficial do Ministério da Saúde para ampliar a Campanha de Vacinação contra a Gripe para os demais grupos”, comunicaram em nota.
Até 29 de junho, a cobertura vacinal contra a gripe atingiu 47,5% de todos os grupos contemplados nas três etapas da campanha, que totalizam cerca de 1,120 milhão de pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
O público contemplado que ainda não compareceu aos locais de vacinação ainda pode se imunizar. A vacina está disponível na Droga Clara e Drogaria Araujo. Nas drogarias são distribuídas senhas, sendo uma por usuário. O horário é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados o horário será das 8h às 12h. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.
Quem optar por ir aos centros de saúde, os horários de funcionamento e endereços estão disponíveis neste link.