Jornal Estado de Minas

VACINAÇÃO

Quase 33 mil pessoas não apareceram para tomar 2ª dose da CoronaVac em BH

 
Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que pelo menos 32,9 mil pessoas não receberam a segunda dose de vacina da CoronaVac em Belo Horizonte. Os grupos que não tomaram a dose de reforço são trabalhadores da saúde e idosos, primeiros a serem contemplados no esquema vacinal, desde janeiro.




 
 
Após problemas na entrega de vacinas pelo Ministério da Saúde nos últimos meses, a prefeitura da capital alegou que há estoque suficiente para completar a imunização desses grupos. 

Especialistas afirmam que, somente com as duas doses da CoronaVac, a pessoa estará completamente protegida contra o coronavírus.
 
Alguns fatores que dificultam a aplicação das duas doses são o fato de algumas delas terem se infectado com a doença ou mesmo terem tomado a vacina contra a gripe (nesse caso, é preciso esperar, no mínimo 14 dias).  

Para a conclusão do esquema vacinal com a CoronaVac, é necessário levar o comprovante de residência, cartão de vacina, documento de identidade e CPF.

Os locais de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura. O horário de funcionamento dos pontos de vacinação será das 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru.  

No último boletim divulgado pela PBH, 400.276 pessoas receberam a primeira dose da CoronaVac. Outras 353.213 foram imunizadas com as duas doses. Foram destinadas à capital mais de 893 mil imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan. 





Neste fim de semana, a capital ultrapassou a marca de 1 mil pessoas vacinadas (55,5% da população) com a primeira dose e mais de 425 mil (21,8%) com a imunização completa.

Mais de 20 mil cidadãos receberam a dose única da Janssen, que começou a ser distribuída pelo Ministério da Saúde no começo de junho.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 




audima