Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que pelo menos 32,9 mil pessoas não receberam a segunda dose de vacina da CoronaVac em Belo Horizonte. Os grupos que não tomaram a dose de reforço são trabalhadores da saúde e idosos, primeiros a serem contemplados no esquema vacinal, desde janeiro.
Após problemas na entrega de vacinas pelo Ministério da Saúde nos últimos meses, a prefeitura da capital alegou que há estoque suficiente para completar a imunização desses grupos.
Especialistas afirmam que, somente com as duas doses da CoronaVac, a pessoa estará completamente protegida contra o coronavírus.
Alguns fatores que dificultam a aplicação das duas doses são o fato de algumas delas terem se infectado com a doença ou mesmo terem tomado a vacina contra a gripe (nesse caso, é preciso esperar, no mínimo 14 dias).
Para a conclusão do esquema vacinal com a CoronaVac, é necessário levar o comprovante de residência, cartão de vacina, documento de identidade e CPF.
Os locais de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura. O horário de funcionamento dos pontos de vacinação será das 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru.
No último boletim divulgado pela PBH, 400.276 pessoas receberam a primeira dose da CoronaVac. Outras 353.213 foram imunizadas com as duas doses. Foram destinadas à capital mais de 893 mil imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan.
Neste fim de semana, a capital ultrapassou a marca de 1 mil pessoas vacinadas (55,5% da população) com a primeira dose e mais de 425 mil (21,8%) com a imunização completa.
Mais de 20 mil cidadãos receberam a dose única da Janssen, que começou a ser distribuída pelo Ministério da Saúde no começo de junho.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.