Nesta segunda-feira (5/7), os professores começaram a trabalhar nas escolas para acolhimento, formação e reorganização dos espaços. Já na próxima segunda-feira (12/7), os estudantes voltam às atividades presenciais.
“A partir de hoje, os nossos profissionais das escolas de anos iniciais, nos municípios autorizados, já estão trabalhando na escola, fazendo reuniões e se preparando para poder acolher e receber os alunos a partir do dia 12 de julho. Nesse momento, o retorno vai se dar para os alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, respeitando o número de alunos que cada sala de aula permite de acordo com o protocolo de distanciamento”, explica a superintendente regional de ensino, Clícia Beraldo.
Na Regional de Ensino de Pouso Alegre, das 25 escolas estaduais que têm anos iniciais, apenas 13 estão autorizadas para a retomada das aulas presenciais: sete em Pouso Alegre; duas em Cambuí; duas em Santa Rita do Sapucaí; uma em Monte Sião; e uma também em Sanador Amaral.
Isso porque, segundo a superintendente de ensino, alguns municípios possuem decreto municipal para retornar só em agosto.
Veja a lista de escolas aptas a receberem os alunos:
Cambuí
EE João Lopes
EE Professora Maria da Conceição Moraes
Monte Sião
EE Benedito Dorta de Souza
Pouso Alegre
EE Dom João Rezende Costa
EE Presidente Arthur da Costa e Silva – Polivalente
EE Professor Joaquim Queiroz
EE Professora Geraldina Tosta
EE Professora Mariana Pereira Fernandes
EE Vinícius Meyer
EE Virgília Paschoal
Santa Rita do Sapucaí
EE Doutor Delfim Moreira
EE Doutor Luiz Pinto de Almeida
Senador Amaral
EE Professora Maria Vitorino de Souza
Volta às aulas será em sistema híbrido
O retorno das atividades presenciais será gradual, em sistema híbrido, sendo que alunos e responsáveis terão autonomia para decidir se participam ou não das atividades na escola. No modelo de ensino híbrido, há alternância entre o atendimento presencial e o remoto.
Em uma semana os estudantes participam de atividades na escola. Na semana seguinte, as unidades de ensino não têm atividades presenciais e os professores fazem o atendimento remotamente. Já na outra semana, as aulas voltam a ser presenciais, e assim por diante.
Todas as escolas terão que aplicar um checklist para o cumprimento dos protocolos sanitários.
“As escolas fizeram aquisição de equipamentos e tiveram que estruturar. Então, as salas de aula estão de acordo com a metragem, com no mínimo 1,5m de distanciamento entre as carteiras; uso de álcool em gel; aferição de temperatura; e uso obrigatório de máscara”, afirma Clícia Beraldo.
A superintendente regional de ensino também reforça que alunos e servidores que apresentarem algum sintoma gripal devem permanecer em casa, no ensino remoto.
Retorno das atividade para demais alunos
A volta às aulas presenciais na rede estadual para estudantes de outros níveis de ensino está prevista para agosto.
“Nós temos uma previsão para agosto, para que a gente possa retornar com os alunos do 3° ano do ensino médio, público alvo do Enem, e com os alunos de 9º ano do ensino fundamental. Porém, a gente depende de autorização do Minas Consciente. Então é um planejamento que ainda não está consolidado”, explica a superintendente de ensino.
(Gabriella Starneck - Especial para o EM)
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.