Itajubá inicia a vacinação contra a COVID-19 de pessoas acima de 40 anos e trabalhadores da indústria nesta terça-feira (6/7). A imunização acontece em três pontos da cidade para quem se cadastrou no site da prefeitura e recebeu a autorização com o “QR CODE” no e-mail ou WhatsApp.
A vacinação acontece das 8h às 16h nos seguintes locais: Ginásio Poliesportivo Prefeito Tigre Maia (Tigrão); Ginásio da Varginha; e Escola Municipal São Judas Tadeu.
Leia Mais
Treze escolas estaduais serão reabertas na regional de Pouso Alegre'Aglomerasamba': Festa com 400 pessoas zomba pandemia e é alvo da políciaPoços de Caldas vai ampliar vacinação contra gripe a partir desta terça (6)coronavirusmgPara se vacinar, é obrigatório apresentar o “QR CODE” – seja em aparelho digital ou impresso –, com um documento com foto (RG ou CNH).
Quem não possui aparelho digital e/ou não conseguiu imprimir o “QR CODE” deve procurar o posto de saúde mais próximo para emitir a autorização.
Vale destacar que os profissionais da indústria, no momento do cadastro, devem anexar um documento que comprove a sua vinculação ativa com a empresa (contracheque ou carteira de trabalho) e declaração da instituição com indicação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e sua descrição.
Vacinação de outros grupos
Além da imunização da população acima de 40 anos e dos trabalhadores industriais, outros grupos que já estavam sendo imunizados no município também serão contemplados nesta terça-feira (6/7):
- trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos;
- lactantes com bebês de até 6 meses;
- caminhoneiros;
- trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- trabalhadores dos serviços de interesse à saúde;
- gestantes e puérperas;
- trabalhadores da educação;
- pessoas com comorbidades;
- pessoas com deficiência permanente.
Itajubá recebe mais um lote de vacinas
Nesta segunda-feira (5/7), o município retirou uma nova remessa de vacinas contra a COVID-19 na Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre. São 3.931 doses dos imunizantes.
De acordo com a planilha divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foram 1.116 doses da vacina da Pfizer e 2.815 da AstraZeneca – todas destinadas à aplicação da primeira dose.
Desde o dia 20 de janeiro, quando teve início a vacinação contra a COVID-19 em Itajubá, o município já aplicou a primeira dose em 39.180 pessoas. Os dados foram atualizados pela prefeitura nesta segunda-feira (5/7).
(Gabriella Starneck / Especial para o EM)
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.