Pelo menos 20 unidades de saúde de Araguari, no Triângulo Mineiro, começaram a distribuir nesta terça-feira (6/7) vacinas contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade.
O município é mais um que se adianta ao comunicado do Ministério da Saúde, que autorizou a imunização geral a partir de sexta-feira (9/7), quando acaba a campanha para os grupos prioritários. Poços de Caldas, no Sul do Estado, também decidiu já aplicar as vacinas.
Em Araguari, 20 das 23 unidades de saúde estarão abertas das 8h às 16h para atender o público. Apenas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Maria Eugênia, Paraíso e Brasília não vão aplicar as vacinas, pois estão atendendo exclusivamente à imunização contra COVID-19.
Quem já tomou a vacina contra o coronavírus deve aguardar intervalo de 15 dias para tomar a dose contra a gripe.
A recomendação do Ministério da Saúde de estender a vacina que previne a gripe para todos os públicos foi dada porque a procura pelos grupos prioritários foi muito baixa ao final da campanha nacional de vacinação (média nacional de pouco mais de 40%).
Dados do Vacinômetro Influenza do Ministério da Saúde apontam que, em Araguari, das 45.113 pessoas dos grupos prioritários, 20.913 receberam a vacina, o que corresponde a 45% da cobertura vacinal (longe dos 90% previstos pela campanha).
Os idosos foram os que mais procuraram a vacina – total de 11.118 imunizados.
Os idosos foram os que mais procuraram a vacina – total de 11.118 imunizados.
Agora, a vacinação será feita enquanto durar as doses já produzidas e destinadas aos estados e municípios, e com a possibilidade de adquirir mais unidades para atender um número maior de pessoas.