Os moradores e turistas de Araxá, no Triângulo Mineiro, estão com uma opção a mais de cultura e lazer. Os museus da cidade foram reabertos com novidades para cumprir medidas sanitárias de prevenção à COVID-19 - entre elas, novos horários e limitação no número de visitantes. Apesar da reabertura, as taxas de UTI para tratamento da doença continuam perto da lotação máxima.
Leia Mais
Polícia Civil de Araxá indicia oito pessoas por desvio de dinheiro públicoPrefeito cobra mais agilidade na vacinação por idade em AraxáAraxá prorroga pagamento do IPTU com desconto de 8% até 23/12Araxá: Dia D da Vacinação contra a Influenza acontece nesta sexta-feiraUberaba não registra mortes, mas número de novos casos volta a crescerEstudantes voltam às escolas de Contagem em 9 de agostoMPF pede realocação de escola que será derrubada para obras na BR-365Já os museus Calmon Barreto e Memorial Araxá passam por readequações e ainda serão reinaugurados, ainda sem data definida, e em novos espaços.
Cuidados contra COVID
Além dos novos horários e da limitação do número de visitantes, a fundação adotou outros cuidados sanitários. Todos os visitantes terão a temperatura aferida na entrada dos museus, que vão disponibilizar álcool em gel e exigir o uso da máscara.
“As normas visam a proteção e a segurança das equipes de trabalho e público. A Vigilância Sanitária realizará visitas periódicas para fiscalização”, assegurou a Prefeitura de Araxá, por meio de nota.
Continua sendo possível conhecer os espaços culturais de Araxá sem sair de casa. O interessado deve acessar o site da fundação (clique aqui) e clicar na opção ‘Tour Virtual’, no lado superior direito. Em seguida, é só escolher o museu desejado e conferir todos os ambientes em 360 graus.
Ocupação de UTIs perto do limite
As internações em leitos de UTI/COVID de Araxá, no entanto, continuam preocupantes. Desde fevereiro, as taxas variam próximas à ocupação máxima.
Segundo o boletim divulgado pela gestão municipal nesta terça-feira (6/7), 80% dos leitos da unidade intensiva estão ocupados. Enquanto isso, a enfermaria voltada para a doença registra 73% de ocupação.
Desde o início da pandemia, foram contabilizados na cidade 13.171 casos positivos do novo coronavírus, sendo que 213 pessoas morreram.
Vacinação chega a 56 anos
Araxá imunizou nesta terça-feira (6/7) pessoas a partir de 56 anos. Além desse público, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, nesta semana também ocorre a vacinação de:
- gestantes (com e sem comorbidades)
- puérperas
- lactantes (com até 6 meses e 29 dias pós-parto)
- caminhoneiros
- trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- trabalhadores da indústria e construção civil (por idade)
- além de pessoas a partir de 55 anos
“A aplicação da 2ª dose também prossegue, sendo que a imunização por faixas etárias vai sendo realizada de acordo com novas remessas de doses pelo Governo de Minas Gerais. A expectativa é que mais de 6 mil pessoas recebam a 1ª dose do imunizante contra COVID-19 até o fim da próxima semana”, diz nota da prefeitura.
De acordo com o Vacinômetro do município, atualizado pela última vez nessa segunda-feira (5/7), foram distribuídas 61.416 doses da vacina contra COVID-19, sendo que 49.069 já foram aplicadas - 36.100 referentes à 1ª dose, e 12.467, à aplicação complementar.