Jornal Estado de Minas

IRRESPONSÁVEIS NA MIRA

Contagem fecha cerco contra aglomerações e suspende 40 festas clandestinas

Pelo menos uma festa clandestina toda semana. Essa é a média acumulada, desde o início deste ano, de eventos fechados por agentes de segurança e fiscais em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi divulgada nesta terça-feira (6/7) pela "Patrulha Pacto pela Vida", responsável pela verificação de denúncias e fiscalização de eventos clandestinos da cidade.




 
O grupo é formado por agentes da Guarda Civil e da Polícia Militar e por fiscais de Vigilância Sanitária, Postura e Meio Ambiente. Desde quando foi criada, no início deste ano, a patrulha já precisou fechar 40 festas irregulares, em desacordo com as determinações vigentes de combate à COVID-19.

No último fim de semana, no entanto, nenhuma suspensão precisou ser feita. Apenas uma notificação a organizadores de um baile, que acabou não sendo realizado. "Ficamos monitorando o local, mas a festa não se confirmou. De modo geral, houve menos irregularidades neste fim de semana, contudo, a equipe se mantém vigilante e rigorosa", conta o superintendente da Guarda Civil de Contagem, Rone Machado. 
 
Mesmo sem fechamentos, a patrulha visitou dezenas de estabelecimentos entre a última quinta-feira (1º/7) e domingo (4/7). Ao todo, foram fiscalizados 139 estabelecimentos, incluindo bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, casas de shows e sítios. 




 
As denúncias devem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Civil.

COVID-19 em Contagem 

O último boletim divulgado pela prefeitura, nessa segunda-feira (5/7), aponta que Contagem tem 40.083 casos de COVID-19 confirmados desde o início da pandemia. Oito mortes estão sob investigação, aguardando resultados de exames, enquanto que 1.716 pessoas perderam a vida por causa da doença.
 
A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 60%, em estado de atenção. A cidade tem 80 leitos.
 
O Vacinômetro mostra que 228.741 pessoas receberam ao menos uma dose da vacina, enquanto que 64.239 já estão com a imunização completa. Outras 6.418 vacinas de dose única também foram distribuídas na cidade.

audima