A empresa de tecnologia e inovação CBMM doou para Araxá, no Alto Paranaíba, 18 mil testes de COVID-19. Os exames serão destinados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a duas unidades de saúde, referências no atendimento de casos de COVID: Uninordeste e Unisul.
Além dos 18 mil testes rápidos AG COVID 19 - Panbio Nasal entregues na tarde desta terça-feira (6/7), a empresa doa mensalmente de 1,5 mil testes RT-PCR para o laboratório municipal. Todos eles são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o gerente de Suprimento e Logística da CBMM, Marco Tulio Nessralla, a parceria com a prefeitura tem sido fundamental nas ações de combate ao coronavírus. “É um marco importante o poder privado contribuir com a comunidade araxaense. Nossa parceria possibilitou essa importante doação. Desde o início da pandemia, temos realizado diversas ações para ajudar na prevenção do vírus”, ressaltou.
A secretária de Saúde Lorena de Pinho Magalhães acrescentou ainda que a testagem é uma importante ferramenta para garantir o isolamento social e as medidas de prevenção, além de evitar a proliferação da doença.
A UPA realiza atendimento 24 horas e as duas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h.
A orientação da Secretaria de Saúde é que a população procure as unidades de referência ao apresentarem sintomas da doença. Os mais comuns são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato, alteração do paladar, distúrbios gastrointestinais, cansaço, perda do apetite e falta de ar.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.