A polícia começou a investigar o arrombamento e furto de uma unidade de saúde no Centro de Capim Branco, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um computador com dados da vacinação contra a COVID-19 foi furtado.
O crime foi descoberto na madrugada desta quinta-feira (8/7) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Domingos Ferreira Valadares.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura da cidade, toda a vacinação contra a COVID do município é realizada nessa unidade porque é nela que estão as câmaras de resfriamento.
O computador levado estava na sala da vacinação, que ficava fechada. A Polícia Militar (PM) foi chamada e isolou o local, que deve passar por perícia da Polícia Civil de Vespasiano.
Em função do crime, a vacinação contra o coronavírus precisou ser interrompida em Capim Branco hoje. O grupo que seria imunizado é o das pessoas que têm 50 e 51 anos sem comorbidades. O Município divulgou um comunicado nas redes sociais e informou que os demais atendimentos na UBS são realizados normalmente.
No fim da manhã, o Estado de Minas falou com o cabo Vilmar de Sá Batista, da 11ª Companhia Independente da PM, que atuou na ocorrência. “Tinha um vigia lá. Ele percebeu a movimentação e ligou para os funcionários da UBS, por volta das 4h30”, explicou. O homem não chegou a ver a invasão. “Pularam uma grade e acessaram pela janela do banheiro”, explicou. A porta da sala de vacinação não estaria trancada. A UBS não possui câmeras. Após os trabalhos da perícia, a sala foi liberada, segundo o cabo.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.