Jornal Estado de Minas

VACINAÇÃO

Saúde detalha novo cronograma de vacinação em MG; veja como ficou

Logo após o anúncio do governador Romeu Zema (Novo) esta manhã (8/7), de que todos os mineiros com mais de 18 anos serão vacinados até setembro - um mês antes do previsto - o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacheretti, detalhou o novo cronograma de imunização do estado. 





Segundo o gestor, a previsão de que os adultos entre 54 e 40 anos sejam vacinados ainda em julho. Em agosto, será a vez das  pessoas entre 39 a 25 anos. O grupo de 24 a 18 anos será protegido em setembro. (Veja o calendário abaixo). 
 
Leia também: Zema antecipa calendário e anuncia vacinação para Minas até setembro

Bacheretti diz que a aceleração do calendário foi possível graças ao adiantamento da entrega de remessas da Pfizer e da AstraZeneca anunciadas pelo governo federal, que teriam garantido cerca de 9 milhões de doses ao estado até entre julho e agosto. 

O que estamos vendo é que, em julho, haverá muito mais doses que a expectativa. A AstraZeneca vem cumprindo a sua produção diária de quase um milhão de doses. Ou seja: 25 a 30 milhões de doses por mês. A CoronaVac também mantém as suas entregas e temos também alguns adiantamentos de doação", disse o secretário entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira (8/7).





 

"Nós também recebemos doações da Janssen. Conseguimos adiantar aqueles 1,5/2 milhões de unidades. E ainda há expectativa de novos adiantamentos. Então, diante deste novo cenário, refizemos a expectativa de terminar a vacinação em setembro", finalizou.


Novo cronograma de vacinação em MG


40 a 54 anos: julho
25 a 39 anos: agosto
18 a 24 anos: setembro

***

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.





Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


audima