O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse, na manhã desta quinta-feira (8/7), que Minas deve receber remessas da vacina Spunitik V ainda este mês. Na última sexta-feira (2/7), a Anvisa autorizou o estado a importar 428 mil doses do imunizante, ou seja, o suficiente para proteger 1% da população mineira, conforme limite fixado pela própria agência.
Leia Mais
Saúde detalha novo cronograma de vacinação em MG; veja como ficouZema antecipa calendário e anuncia vacinação para Minas até setembroCOVID-19: Minas registra 6.428 casos e 218 mortes no período de 24hGoverno de Minas cogita dispensar Sputnik V se doses não chegarem em julhoMortalidade por COVID cai com avanço da vacinação em Minas; confira númerosCalendário adiantado
Na ocasião, Bacheretti também detalhou o novo cronograma de vacinação dos mineiros, que foi adiantado em um mês. Segundo o gestor, a previsão é de que os adultos entre 54 e 40 anos sejam vacinados ainda em julho.
Leia também: Zema antecipa calendário e anuncia vacinação para Minas até setembro
Em agosto, será a vez das pessoas entre 39 a 25 anos. O grupo de 24 a 18 anos será protegido em setembro. Bacheretti diz que a aceleração do calendário foi possível graças ao adiantamento da entrega de remessas da Pfizer e da AstraZeneca anunciadas pelo governo federal, que teriam garantido cerca de 9 milhões de doses ao estado entre julho e agosto.
"O que estamos vendo é que, em julho, haverá muito mais doses que a expectativa. A AstraZeneca vem cumprindo a sua produção diária de quase um milhão de doses. Ou seja: 25 a 30 milhões de doses por mês. A CoronaVac também mantém as suas entregas e temos também alguns adiantamentos de doação", disse o secretário entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira (8/7).
"Nós também recebemos doações da Janssen. Conseguimos adiantar aqueles 1,5/2 milhões de unidades. E ainda há expectativa de novos adiantamentos. Então, diante deste novo cenário, refizemos a expectativa de terminar a vacinação em setembro", finalizou.